Comfort, a marca de amaciantes que pertence a Unilever, acaba de anunciar a entrada no segmento de lava roupas com sabão líquido e em pó.
O Brasil será o primeiro país a lançar os novos produtos e, segundo a marca, o novo produto possui fórmula desenvolvida para limpar e proteger as fibras dos tecidos, prevenindo dos cinco sinais de envelhecimento: formação de bolinhas, desbotamento da cor, amarelamento, esgarçamento e aspereza.
A estratégia de lançamento surpreendeu o público gerando curiosidade nas ruas e redes sociais, com uma comunicação integrada entre canais de mídias, até o grande anúncio.
A comunicação
A ação contou com mais de 1000 lambe-lambes e peças OOH unbranded (sem a marca) entre os dias 19 e 22 de agosto. Os cartazes continham um número de celular para receber mensagens via WhatsApp e traziam as seguintes frases: “Trago sua roupa desbotada de volta”, “Trago sua roupa amarelada de volta”, “Trago sua roupa com bolinhas de volta” e “Trago sua roupa amada de volta”.
Além de despertar a curiosidade dos que passavam pelas ruas, a marca organizou um twittaço com os influenciadores Brona, Luscas, Anendfor, Ca Fremder, Bruno Zor, Pathy dos Reis, Carol Moreira, Maíra Medeiros e Rosana para estimular a curiosidade com as fotos do lambe-lambe, conversas genuínas e interação com o conteúdo unbranded. De forma orgânica, juntos os twitteiros lançaram a #TragoSuaRoupaDeVolta. Alguns influenciadores digitais também receberam um seeding em suas casas para participar da ação.
“A campanha diz de maneira divertida o que realmente o produto se propõe a fazer. Com a chegada do novo sabão lava roupas, Comfort passa a ser a primeira marca a ter um regime completo para ciclo de lavanderia focado em prolongar a vida útil das roupas”, diz Mariana Gonçalo, Gerente de Marketing da Categoria de Amaciantes da Unilever Brasil.
No mesmo tom e linguagem da brincadeira, todos que interagiram via WhatsApp receberam as informações sobre o novo Comfort Lava Roupas e dicas de como recuperar suas roupas perdidas. Além disso, tiveram a oportunidade de adquirir o produto em primeira-mão com condições exclusivas.
Para reforçar o ar místico de toda a brincadeira, a marca chamou a influenciadora Madama Brona (@br000na) para assumir o Twitter de Comfort.
“Poder lançar um produto poderoso como esse com uma ação que junta o que há de mais antigo com o que há de mais atual em comunicação de marca é realmente um privilégio”, diz Fábio Astolpho, diretor-executivo de Criação da F.biz.
O resultado
A campanha gerou:
- No BOT uma interação 6.335 usuários únicos e trocou 145.000 mensagens.
- No Twitter teve 1.246.423 impressões, 77.116 engajamentos, com uma taxa de 6,19% (300% acima do histórico da conta, que é de 1,5%).
- No Facebook foram 8.783.877 pessoas alcançadas, 9.762.828 impactos e 64.000 cliques no link para interação com o BOT.
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