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Marca de doces saudáveis, aproveitou evento para apresentar ao público cookie, brigadeiro e paçoquinha plant- based e saudáveis, sem adição de açúcar, lactose e glúten, adicionados de fibra prebiótica   

Comandada pela empresária Samandra Korilio, a marca faz sua estreia no evento apresentando ao público linha de doces saudáveis e saborosos, indicados para todos os públicos, desde consumidores saudáveis a pessoas com dietas restritivas em consumo de açúcar ou crianças. Para a NaturalTech 2022, que funciona até o dia 11 de junho no Pavilhão de Exposições do Anhembi, a grande novidade são os produtos plant-based, com opção de cookie, brigadeiro e paçoquinha. 

Apaixonada pela vida saudável desde a adolescência, Samandra sempre buscou manter a rotina de treinos e a dieta equilibrada, prestigiando alimentos naturais. As atividades físicas nunca foram um obstáculo na vida da empreendedora, a dificuldade estava em driblar a vontade de consumir doces ou consumi-los sem interferir na dieta. “Sempre tive essa necessidade de um docinho após a refeição, acredito que seja algo muito forte nas mulheres. No meu caso, eu sempre criava receitas saudáveis com o que tinha em casa”, conta. Mas, quando passava períodos maiores fora de casa e precisava recorrer aos doces prontos encontrados em lojas especializadas, o paladar e até mesmo a lista de ingredientes das sobremesas não agradavam.  Samandra percebeu que o seu problema em encontrar o doce perfeito poderia ser o mesmo de outras pessoas e transformou o obstáculo em uma oportunidade de negócio.  

Após quase um ano de pesquisas, em 2017, a empresária fundou a ConFITeria, sua marca de sobremesas saudáveis sem adição de açúcar, lactose e glúten, que impressiona pelo paladar e textura. “Pesquisei bastante sobre ingredientes, as suas propriedades nutricionais e a função de cada um nas receitas, algo que vai muito além do sabor”, recorda. O maior desafio encontrado por Samandra estava em trabalhar com ingredientes ainda pouco usados no país, como o eritritol, um tipo de adoçante considerado natural. “Cada ingrediente se comporta de uma forma na receita, mesmo sendo aparentemente iguais. O eritritol tem um sabor mais próximo ao paladar de doce que estamos acostumados, mas é um ingrediente que cristaliza facilmente”, comenta a empresária que tem entre seus clientes permanentes também diabéticos e pessoas com restrições no consumo de açúcar.    

Outra grande preocupação da empresária era em relação ao custo do produto final. “Precisei aprender a lidar com a ansiedade, porque o desenvolvimento de um produto leva tempo, conhecimento do público e conhecimento dos custos para não ficar fora do valor que o cliente está disposto a pagar”, conta. O grande desafio em sua visão está em concentrar ingredientes saudáveis, sabor, textura, experiência de embalagem e entrega em um único produto a um preço acessível.  “Às vezes o cliente quer tudo num único produto, mas no final das contas o valor fica extremamente alto e você restringe demais a clientela disposta a pagar por isso”, avalia a CEO que traz opções de doces de R$ 26,00 a R$ 41,00.    

Dos primeiros testes em casa, que passavam pela avaliação de paladar do marido Rodolpho, surgiu a primeira criação, um brownie de abobrinha, com pasta de nuts e duas opções de cobertura: doce de leite fit ou brigadeiro proteico. O produto foi lançado na Páscoa como opção saudável para quem, assim como Samandra, buscava comemorar a data de forma mais saudável. Apresentada incialmente aos parentes e amigos, as 50 unidades preparadas para o lançamento no primeiro ponto de venda acabaram no mesmo dia.      

Do lançamento aos dias atuais, a ConFITeria amadureceu e hoje conta com uma cozinha industrial localizada no bairro de Moema, em São Paulo, em que Samandra comanda a equipe para o desenvolvimento dos produtos da linha já consolidada e de novos sabores, com ajuda de consultores no ramo da engenharia de alimentos e nutrição. Os canais de venda também passaram por mudanças com o desenvolvimento do e-commerce próprio e o fechamento de parcerias com supermercados e empórios selecionados além de lojas de produtos naturais e saudáveis. “Quando lojistas de várias cidades começaram a nos procurar para experimentar os produtos e conhecer mais sobre a empresa, nos demos conta de que estávamos no caminho certo”, comemora a empresária que hoje tem sua marca em mais de 450 pontos de venda pelo país entre eles Mundo Verde e Empório Frutaria.    

Hand made, das receitas ao modelo de negócio, a empresária que já atuou nas áreas de publicidade, designer de interiores e gerenciamento de projetos, orgulha-se de ter fundado e consolidado a ConFITeria sem ajuda de consultoria externa. Em busca constante por melhorias, a nova meta está no aprimoramento da logística para aumentar a agilidade de entrega e diminuir custos para os clientes, além de ampliar a quantidade de cidades atendidas. Os produtos não ficam de fora dos planos, uma linha pensada para um novo público já está em desenvolvimento e promete surpreender os consumidores nos próximos meses.   

“A confeitaria é uma alquimia, onde tudo influencia. Altitude, temperatura do dia e até mesmo a energia de quem está produzindo. Mas descobri que é um trabalho muito mais gratificante do que poderia imaginar. Adoçar o dia das pessoas, empregar pessoas e levar um momento de alegria, livre de peso na consciência vale todas as dificuldades”, finaliza. 

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