Blog

copos-rock-in-rio

O compromisso de reciclagem das cinco marcas envolvidas na ação evitou a emissão de 21 toneladas de gases do efeito estufa na atmosfera e gerou renda para 80 família

Promover a circularidade de embalagens e dar um novo destino a milhões de resíduos plásticos que se tornariam lixo. Com esse propósito, Natura, Heineken, Braskem, Coca-Cola Brasil e Rock in Rio se uniram para uma operação de reciclagem que resultou na transformação de aproximadamente 13 toneladas de copos utilizados durante o festival de 2022 em matéria-prima circular para produzir cerca de 2 milhões de embalagens para desodorantes corporais da marca Natura Kaiak. A parceria entre as marcas ainda evitou a emissão de 21 toneladas de CO2 no meio ambiente e proporcionou geração de renda para 350 pessoas das 80 famílias envolvidas nas cooperativas parceiras. Historicamente, as marcas possuem trajetórias conectadas à sustentabilidade e colaboram para a agenda 2030 da ONU ao repensar suas iniciativas para o máximo de impacto positivo às pessoas e ao meio ambiente. Essa é mais uma iniciativa que se concretiza em relação à importância da coletividade rumo a um futuro melhor.

Para a diretora de marketing e comunicação Brasil da Natura, Denise Coutinho, transformar esses resíduos em embalagens dos produtos da marca reafirma a crença da companhia de que o lixo não é o fim, mas um novo começo. “Estamos muito orgulhosos dos resultados dessa ação conjunta no maior festival de música e entretenimento do mundo. A iniciativa representa os desdobramentos da Natura com a causa Mais Beleza, Menos Lixo, que permeia todas as iniciativas da marca ao oferecer o máximo, usando o mínimo e reduzindo os excessos. Ainda, reforça que a destinação correta de resíduos e a redução nas emissões de carbono são compromissos de longa data da Natura, que é pioneira em oferecer refis de produtos há 40 anos”, pontua a executiva.

Dos copos coletados, quase 90% foram reciclados após triagem das cooperativas, totalizando cerca de 2,3 milhões de unidades de copos. Os outros 10% não foram utilizados durante o festival ou não foram reciclados devido ao descarte incorreto e mistura com outros resíduos orgânicos. Este é um alerta de que há ainda amplo espaço para aprofundar a conscientização do público em relação ao descarte correto dos materiais.

“Sabemos do poder mobilizador que a Rock World possui e está em nosso DNA assumir a responsabilidade sobre o espaço que vivemos. Reunir algumas das maiores marcas do país em torno de uma ação de impacto positivo e poder compartilhar este resultado incrível é um momento de muita celebração. Temos uma grande força para seguir promovendo o desenvolvimento de impactos positivos para a sociedade com um ideal de vida mais consciente e sustentável”, afirma Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World. E complementa: “Para nós, é fundamental assumir o papel de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor, e compartilhar como essas iniciativas geram impactos bastante positivos na sociedade. A Gestão de Resíduos foi um dos grandes destaques na edição do reencontro! Além desta ação, o Rock in Rio teve 250 toneladas de resíduos separados durante os sete dias de festival e encaminhados para reciclagem. A ação, em colaboração com marcas parceiras, resultou na reciclagem de 89% dos copos plásticos utilizados no festival. No total foram disponibilizadas mais de 230 mil embalagens sustentáveis.”

O processo de reciclagem envolveu um vasto projeto de gestão de resíduos implementado pelo Rock in Rio, Braskem e parceiros, que se iniciou com a comunicação do festival focada em incentivar o engajamento do público pelo descarte correto dos resíduos não apenas nas lixeiras como também nos postos de coleta da Braskem espalhados na Cidade do Rock. Também como incentivo, os materiais plásticos descartados na ação poderiam ser trocados por pontos que se convertiam em recompensas e experiências especiais para aproveitar o evento.

Após o festival, os resíduos recicláveis foram encaminhados para três cooperativas selecionadas para a separação e triagem dos copos. Entre elas, está a CooperEcologica, parceira da Natura e que faz parte do Programa Elos, que completou cinco anos de existência também em 2022 e que contempla a rastreabilidade e a logística reversa da cadeia de produção da marca. O impacto positivo que essa associação gera diretamente beneficia 34 famílias.

A Braskem, por sua vez, comprou os copos das cooperativas, garantindo geração de renda para essas comunidades e converteu esses recipientes em resina reciclada. A Silgan, empresa parceira no fornecimento de embalagens da Natura, adquiriu o material da Braskem e produziu as peças, que foram utilizadas para a fabricação de embalagens dos desodorantes da marca Natura Kaiak.

Beatrice Jordão, gerente-sênior de marketing da marca Heineken® no Brasil, reforça o propósito da cervejaria com a sustentabilidade e impacto com o meio ambiente. “Heineken busca sempre abraçar ações conjuntas que vão de encontro com seus próprios valores. Heineken Green Your City, que reúne os compromissos de sustentabilidade para os próximos anos por meio de experiências marcantes e a ressignificação dos espaços urbanos. O fio condutor de todas as ações é a mensagem de “festivais mais verdes”. Em 2022, com a reciclagem de mais de 2 milhões de copos no Rock in Rio, conseguimos ressignificar esses resíduos, fortalecendo nosso discurso de conscientização e incentivo à reutilização de materiais, com mensagens de reflexão sobre a prática da reciclagem”.

“A nossa participação no Rock in Rio reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a economia circular. O Rock in Rio é um dos maiores festival de música do planeta e ter a oportunidade de conscientizar esse grande público sobre o descarte correto e a circularidade do plástico é muito potente. Além disso, a união de grandes empresas em projetos como esse é muito importante para incentivar a reciclagem do plástico fazendo com que o material volte ao mercado como novos produtos e complete o ciclo da economia circular”, explica Ana Laura Sivieri, CMO da Braskem.

“A educação dos consumidores é uma prioridade para Coca-Cola Brasil e necessária para conseguirmos fechar o ciclo da economia circular, garantindo o novo uso da resina PET das nossas embalagens. A partir de projetos como esse, conseguimos tangibilizar esse ciclo virtuoso, despertando conhecimento e educação nos consumidores em grandes eventos. Além do mais, acreditamos no poder da colaboração e da união de esforços com outras empresas para gerar impacto positivo em uma agenda que nos une. Para a Coca-Cola Brasil, é uma oportunidade de compartilharmos essas agendas, quebrar paradigmas e acelerar soluções necessárias para o futuro do planeta. A estratégia é repensar a gestão de resíduos, criando soluções que combinem oportunidade econômica com benefícios para o meio ambiente e para os consumidores”, orgulha-se Katielle Haffner, gerente sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.

“Mais que uma empresa fabricante de embalagens, a Silgan é uma empresa que fomenta e cultiva parcerias que ajudem no desenvolvimento sustentável do mundo. O relacionamento colaborativo com empresas como Natura, Heineken®, Braskem, Coca-Cola e Rock in Rio reforça o comprometimento da empresa com esse tema. Este trabalho em conjunto, que teve início no festival de 2019, já viabilizou a reciclagem de mais de 20 toneladas de material, posteriormente transformado em novas embalagens de desodorante. Ainda há muitas oportunidades e, com o fortalecimento de parcerias como esta, bem como através da busca contínua por novas tecnologias, esperamos construir um grande legado às futuras gerações”, explica Renato Wakimoto, diretor de P&D e Suprimentos da Silgan.

Essa não é a primeira vez que os copos do evento se convertem em produtos de beleza. Na edição de 2019 do festival, 10 toneladas de copos plásticos da Heineken foram transformadas em 670 mil tampas do desodorante corporal da marca Humor da Natura, também com a colaboração da Braskem no processo de reciclagem e com o apoio do Rock in Rio e seus parceiros na gestão e separação dos resíduos. A iniciativa busca também gerar conscientização e movimentar as ações diárias que, quando feitas em coletividade, ganham enorme potência, como o consumo e o descarte consciente dos resíduos diários. A transformação diante dos copos utilizados durante o Rock in Rio só foi possível por todas as pessoas que embarcaram nessa trajetória de impacto positivo com os outros e com o mundo.

Os desodorantes Kaiak com embalagem feita a partir dos copos reciclados podem ser encontrados, a partir de 15 de agosto, com as Consultoras de Beleza Natura, site e app da Natura.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia