Ícone do site Marcas Mais

Danone vence Prêmio ECO 2024 da Amcham Brasil com programa pioneiro de agricultura regenerativa em fazendas leiteiras

Por meio de sua Jornada Flora, companhia reduziu em 47% no fator de emissão de carbono de sua cadeia de leite nos últimos 3 anos, enquanto seus produtores parceiros crescem e ganham eficiência

A Danone, empresa líder global em alimentos e bebidas, foi anunciada no Brasil como vencedora do Prêmio ECO 2024, uma das mais prestigiadas premiações voltadas à sustentabilidade empresarial no País. A companhia foi destaque na categoria Processos, como o case “Jornada Flora”. Tiago Santos, Presidente da Danone Brasil, foi também premiado na categoria “Lideranças Eco”, inédita nesta edição e que reconheceu as três principais lideranças à frente das empresas premiadas.

“Uma honra receber o prêmio duplamente. Esse reconhecimento é um marco importante para a Danone Brasil e uma confirmação de que estamos no caminho certo em nossa Jornada de Impacto por práticas empresariais mais sustentáveis e inclusivas. Nosso compromisso com o meio ambiente e com a sociedade nos inspira a continuar inovando e colaborando para construir um futuro melhor”, destacou Tiago Santos, Presidente da Danone Brasil.

Promovido pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio), o prêmio reconhece empresas que lideram a transformação sustentável em processos, produtos e serviços. A conquista reafirma o empenho da Danone com práticas inovadoras e sustentáveis que promovem a eficiência, reduzem impactos ambientais e reforçam a responsabilidade socioambiental em sua cadeia de valor. Esse resultado reflete a visão da companhia de aliar crescimento econômico à construção de um futuro mais sustentável, fazendo Tudo de Bom, Tudo de Bem para as pessoas e para o planeta.

“O leite é a nossa principal matéria-prima, por isso, entendemos que incentivar o desenvolvimento e crescimento dos nossos fornecedores parceiros é também gerar o crescimento da Danone e do setor. E esse é um dos pilares da Jornada Flora: apoiar produtores, a partir de diferentes projetos, buscando a sustentabilidade financeira, ambiental e social na cadeia leiteira”, explicou Mário Rezende, Diretor de Operações da Danone Brasil.

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 3 de dezembro, às 18 horas, na sede da Amcham, em São Paulo, e reuniu líderes empresariais e organizações comprometidas com a sustentabilidade no Brasil.

O PROJETO VENCEDOR – A Jornada Flora é um programa da Danone Brasil que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável, por meio de diversos projetos de apoio e capacitação de produtores de leite parceiros. Com um investimento de mais de R$ 7,5 milhões desde 2019, as práticas sustentáveis aplicadas têm se mostrado muito eficientes e, além de colaborarem com a saúde do planeta, resultam em mais qualidade do leite e rentabilidade para grandes a pequenos produtores.

Dentre os destaques da Jornada Flora, o projeto “Semear” de agricultura regenerativa é responsável pelo desenvolvimento sustentável e a viabilidade financeira dessa frente junto com produtores de leite. “A agricultura regenerativa é essencial para a descarbonização da nossa cadeia de valor e para cumprir nossa meta de neutralidade de carbono até 2050. Por isso, buscamos promover modelos que causem impacto positivo em toda a cadeia, incluindo as pessoas, os animais e o meio ambiente, com soluções ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis”, explica Mário Rezende. A Jornada Flora apoia e capacita produtores leiteiros para promover uma produção de leite mais sustentável, amparada em quatro pilares centrais: 

Bem-estar animal – um compromisso público da Danone Brasil, incluindo práticas aplicadas no programa “Fazenda Tudo de Bem” e tendo o bem-estar animal como um pilar fundamental na transição sustentável da cadeia de produção de leite.

Sustentabilidade – com capacitação aos produtores em agricultura regenerativa por meio do projeto “Semear”, promovendo práticas mais sustentáveis e produtivas que resultam em aumento da produção de leite e redução nas emissões de CO2. Hoje, 20% do leite captado pela Danone no Brasil já é baixo em carbono. 

Qualidade – com consultorias técnicas do projeto ComQuali, que visam melhorar constantemente a saúde dos animais, impactando diretamente na qualidade do leite, seja por meio dos processos de manejo e ordenha, seja por recomendações mais eficazes para o uso racional de medicamentos. 

Eficiência – em parceria com instituições como o SEBRAE e Labor Rural, são promovidas capacitações de gestão, bem-estar animal, além de apoio para compras de produtos diversos para as fazendas, com a Central de Compras Danone.

Nos últimos três anos, os projetos que compõem a Jornada Flora já demonstram grande eficácia dentre as fazendas participantes, como a redução de 47% no fator de emissão CO2; aumento na produção de leite de 20% de litros de leite por dia, entre outros.  

As ações da Jornada Flora acontecem com e por meio das fazendas parceiras da Danone Brasil, abrangendo as mesorregiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais, Oeste de Minas Gerais e Campo das Vertentes.

Sair da versão mobile