Por meio de sua Jornada Flora, companhia reduziu em 47% no fator de emissão de carbono de sua cadeia de leite nos últimos 3 anos, enquanto seus produtores parceiros crescem e ganham eficiência
A Danone, empresa líder global em alimentos e bebidas, foi anunciada no Brasil como vencedora do Prêmio ECO 2024, uma das mais prestigiadas premiações voltadas à sustentabilidade empresarial no País. A companhia foi destaque na categoria Processos, como o case “Jornada Flora”. Tiago Santos, Presidente da Danone Brasil, foi também premiado na categoria “Lideranças Eco”, inédita nesta edição e que reconheceu as três principais lideranças à frente das empresas premiadas.
“Uma honra receber o prêmio duplamente. Esse reconhecimento é um marco importante para a Danone Brasil e uma confirmação de que estamos no caminho certo em nossa Jornada de Impacto por práticas empresariais mais sustentáveis e inclusivas. Nosso compromisso com o meio ambiente e com a sociedade nos inspira a continuar inovando e colaborando para construir um futuro melhor”, destacou Tiago Santos, Presidente da Danone Brasil.
Promovido pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio), o prêmio reconhece empresas que lideram a transformação sustentável em processos, produtos e serviços. A conquista reafirma o empenho da Danone com práticas inovadoras e sustentáveis que promovem a eficiência, reduzem impactos ambientais e reforçam a responsabilidade socioambiental em sua cadeia de valor. Esse resultado reflete a visão da companhia de aliar crescimento econômico à construção de um futuro mais sustentável, fazendo Tudo de Bom, Tudo de Bem para as pessoas e para o planeta.
“O leite é a nossa principal matéria-prima, por isso, entendemos que incentivar o desenvolvimento e crescimento dos nossos fornecedores parceiros é também gerar o crescimento da Danone e do setor. E esse é um dos pilares da Jornada Flora: apoiar produtores, a partir de diferentes projetos, buscando a sustentabilidade financeira, ambiental e social na cadeia leiteira”, explicou Mário Rezende, Diretor de Operações da Danone Brasil.
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 3 de dezembro, às 18 horas, na sede da Amcham, em São Paulo, e reuniu líderes empresariais e organizações comprometidas com a sustentabilidade no Brasil.
O PROJETO VENCEDOR – A Jornada Flora é um programa da Danone Brasil que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável, por meio de diversos projetos de apoio e capacitação de produtores de leite parceiros. Com um investimento de mais de R$ 7,5 milhões desde 2019, as práticas sustentáveis aplicadas têm se mostrado muito eficientes e, além de colaborarem com a saúde do planeta, resultam em mais qualidade do leite e rentabilidade para grandes a pequenos produtores.
Dentre os destaques da Jornada Flora, o projeto “Semear” de agricultura regenerativa é responsável pelo desenvolvimento sustentável e a viabilidade financeira dessa frente junto com produtores de leite. “A agricultura regenerativa é essencial para a descarbonização da nossa cadeia de valor e para cumprir nossa meta de neutralidade de carbono até 2050. Por isso, buscamos promover modelos que causem impacto positivo em toda a cadeia, incluindo as pessoas, os animais e o meio ambiente, com soluções ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis”, explica Mário Rezende. A Jornada Flora apoia e capacita produtores leiteiros para promover uma produção de leite mais sustentável, amparada em quatro pilares centrais:
Bem-estar animal – um compromisso público da Danone Brasil, incluindo práticas aplicadas no programa “Fazenda Tudo de Bem” e tendo o bem-estar animal como um pilar fundamental na transição sustentável da cadeia de produção de leite.
Sustentabilidade – com capacitação aos produtores em agricultura regenerativa por meio do projeto “Semear”, promovendo práticas mais sustentáveis e produtivas que resultam em aumento da produção de leite e redução nas emissões de CO2. Hoje, 20% do leite captado pela Danone no Brasil já é baixo em carbono.
Qualidade – com consultorias técnicas do projeto ComQuali, que visam melhorar constantemente a saúde dos animais, impactando diretamente na qualidade do leite, seja por meio dos processos de manejo e ordenha, seja por recomendações mais eficazes para o uso racional de medicamentos.
Eficiência – em parceria com instituições como o SEBRAE e Labor Rural, são promovidas capacitações de gestão, bem-estar animal, além de apoio para compras de produtos diversos para as fazendas, com a Central de Compras Danone.
Nos últimos três anos, os projetos que compõem a Jornada Flora já demonstram grande eficácia dentre as fazendas participantes, como a redução de 47% no fator de emissão CO2; aumento na produção de leite de 20% de litros de leite por dia, entre outros.
As ações da Jornada Flora acontecem com e por meio das fazendas parceiras da Danone Brasil, abrangendo as mesorregiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais, Oeste de Minas Gerais e Campo das Vertentes.