Consumidores poderão enviar pôsteres com ilustrações e elogios gratuitamente pela plataforma do Rappi ou pelas redes sociais da marca
Com a correria do dia a dia, acabamos esquecendo de enaltecer as pessoas que estão ao nosso lado, principalmente as mulheres, que são constantemente impactadas por padrões de beleza impostos pela sociedade. Diante disso, a Dove, em parceria com o Rappi, desenvolveu uma ação inédita para incentivar o compartilhamento de elogios.
“Há mais de 10 anos, Dove ajuda mulheres a desenvolverem uma relação positiva com a aparência por meio do Projeto Dove Pela Autoestima. Sabemos que a autoaceitação é uma busca diária e acreditamos que a beleza, que é para todos, deve ser uma fonte de confiança e não de ansiedade. Por isso, é necessário reforçar este ponto constantemente em nossas comunicações”, explica Paula Paiva, Gerente de Digital da marca.
Para marcar o Dia do Elogio, comemorado hoje, a ação começará com uma parceria com a plataforma Rappi. Foi desenvolvido um botão exclusivo para Dove, que estará disponível somente nesta segunda-feira no aplicativo. Ao clicar nele, os consumidores poderão escolher um pôster com uma ilustração e uma frase que demonstram sua admiração por outra pessoa e enviá-lo, de forma gratuita, para quem quiserem. A ilustradora Bruna Romero, em parceria com a marca, criou quatro pôsteres com frases inspiradoras para que as pessoas presenteadas possam se lembrar, diariamente, sobre como construir confiança corporal e autoestima.
“Dia do Elogio não é uma data tão conhecida, mas acreditamos no potencial de nos aproximarmos dos consumidores através de contextos que se conectem não só com as marcas, mas principalmente com a vida das pessoas. Se um elogio pode mudar o dia e todo mundo ama receber, por que não usar Dove para lembrar os consumidores disso?” comenta Carol Ayrolla, Account Service Manager do U-studio.
Pela plataforma do Rappi, a ação funcionará da seguinte forma: ao clicar no botão de Dove, o consumidor acessa a lojinha com os pôsteres criados para a ação e poderá escolher o elogio que gostaria de enviar, gratuitamente. Ao finalizar a compra, o consumidor incluirá o nome da pessoa elogiada, que receberá também uma carta explicando a importância de comemoração do dia e, também, incentivando-as que compartilhem em suas redes sociais, com as hashtags #DiaDoElogio e #BelezaReal, criando uma rede ainda maior de elogios.
A rede de elogios também será fortalecida em ambiente online. Dove terá um squad de influenciadoras que têm um forte discurso sobre a confiança corporal e autoestima para auxiliar a criar e fortalecer essa corrente por meio de posts sobre a ação e, também, falarem sobre a importância dos elogios para o dia a dia das pessoas. Entre os nomes selecionados, estão Alexandra Gurgel, Mandy Candy, Rita Carreira, Ana Paula Xongani e Júlia Maria Vecchi.
O perfil de Dove no Instagram elogiará as seguidoras que comentarem os posts das influenciadoras no dia e trará as ilustrações criadas para a ação em formato de wallpaper, para que possam ser compartilhadas.
Já no Twitter, a marca criará uma thread exclusiva para incentivar a interação entre usuários e publicará as ilustrações criadas por Bruna Romero, estimulando que as pessoas marquem umas às outras para se elogiarem e incentivando essa corrente de admiração.
O envio dos pôsteres com elogios acontece somente hoje, exclusivamente na plataforma Rappi, até durar o estoque. A entrega está disponível apenas na cidade de São Paulo, e é limitada a um pôster por CPF.
Esta ação foi criada em conjunto com o U-Studio, in House da Unilever gerenciada pela Oliver, e faz parte de uma série de iniciativas de Dove que visam promover a quebra de estereótipos de beleza e elevar a autoestima das mulheres, sempre retratando a diversidade e promovendo a construção da autoestima para crianças, jovens e mulheres adultas.
Um exemplo recente de ação no Brasil é a campanha #NosMostre sobre beleza real, realizada em 2019, que criou o primeiro acervo de fotos rompendo com os estereótipos de beleza. A iniciativa, feita em parceria com a Getty Images – uma das líderes mundiais de criação e distribuição de imagens – e a plataforma Girlgaze – uma rede diversa e inclusiva de 200.000 artistas criativas – teve por objetivo desenvolver o maior acervo de fotos do mundo criado com mulheres reais para promover uma visão mais inclusiva de beleza no mercado publicitário e na mídia, com mais de 5.000 imagens.