Blog

Caio Galluci

Sucesso da Broadway fica em cartaz até 12 de maio, no 033 Rooftop, em São Paulo; elenco conta com Fabi Bang, Ícaro Silva e André Torquato

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, é patrocinadora oficial da versão brasileira do musical Cabaret, um dos maiores sucessos da Broadway, criado em 1966 e eternizado graças à icônica adaptação cinematográfica de 1972, dirigida por Bob Fosse e estrelada por Liza Minnelli. O novo espetáculo estreou no 033 Rooftop, no complexo JK Iguatemi, e traz ao público uma experiência imersiva. Segue em cartaz até 12 de maio, com apresentações às sextas, às 20h30; aos sábados, às 15h e às 20h30; e aos domingos, às 15h e às 19h30. Os ingressos podem ser adquiridos pela bilheteria ou pelo site https://bileto.sympla.com.br/event/89608.

A trama acompanha a vida noturna no KitKat Klub, um cabaré falido de Berlim que assiste ao terrível surgimento do nazismo na Alemanha, então República de Weimar, no começo da década de 1930. É lá que a cantora e dançarina inglesa Sally Bowles se apaixona por um jovem escritor estadunidense chamado Cliff Bradshaw.

A montagem tem direção de Kleber Montanheiro, direção musical de Fernanda Maia, coreografia de Barbara Guerra e versão brasileira assinada por Mariana Elisabetsky. Além disso, traz no elenco feras da cena teatral brasileira como Fabi Bang (Sally Bowles), Ícaro Silva (Cliff Bradshaw) e André Torquato (Emcee).

O espetáculo é fruto da colaboração entre a produtora Marilia Toledo e o diretor Kleber Montanheiro, dois grandes nomes do teatro nacional. Conta com uma banda formada por 10 mulheres, mantendo as músicas originais de John Kander e as letras de Fred Ebb, que marcaram gerações de espectadores em todo o mundo. Recentemente, o musical foi remontado em Londres, na Inglaterra, e também deve reestrear na Broadway ainda no primeiro semestre de 2024.

“É com grande satisfação que anunciamos a parceria com mais uma produção de grande qualidade que promete levar muito entretenimento para as pessoas. Entendemos que a arte e a cultura são também uma forma legítima de proporcionarmos bem-estar à população e de cuidarmos das pessoas, gerando experiências agradáveis, positivas, de relevância, em uma sintonia verdadeira com o propósito da nossa marca”, afirma Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS. De acordo com a executiva, a empresa mantém um histórico de investimento em projetos culturais diversos, como literatura, teatro, música, museus, fotografia, exposições temáticas e concertos nacionais e internacionais pelo Brasil inteiro.

Experiência imersiva

A produção brasileira recria a atmosfera única e envolvente do Cabaret de forma imersiva, inspirada nas bem-sucedidas montagens internacionais. “A ideia é transportar as pessoas para dentro do KitKat Club, onde se passa a história. Então, transformamos o 033 Rooftop espalhando mesinhas por todo o espaço e criamos cenas no meio da plateia, de modo que o público faz parte da encenação e é transportado para a virada de 1929 para 1930. Também exploramos essa ideia sensorial com a ajuda de efeitos de som e de luz”, explica o diretor Kleber Montanheiro.

O encenador ainda conta que o show começa logo que o espectador sai do elevador, onde os atores já estão apresentando alguns números de cabaré. “Estamos rompendo com a ideia do terceiro sinal anunciando o começo do espetáculo. Quando as pessoas chegam, já se sentem em um cabaré em Berlim e assistem a algumas cenas que vão se misturando até o começo do show”, acrescenta. 

Outro aspecto ressaltado por Montanheiro é a diversidade buscada na escolha do elenco. “O texto fala de pessoas de diferentes nacionalidades, etnias, cores de pele e corpos. E a escolha do elenco, através das audições e de alguns convites, passou por isso. Fui brincando um pouco com um cabaré nessa época na Alemanha como uma ideia de liberdade, de construção de um movimento que se pauta pelas diferenças entre todas as pessoas. E esse pensamento permeou todo o conceito de escolha do elenco”, afirma.

Vivência Gastronômica

Para ampliar ainda mais essa encenação imersiva, o público poderá desfrutar de uma experiência gastronômica completa, assinada pelo Chef Mário Azevedo, do 033 Rooftop. Inspirado pelo clima de Berlim no início da década de 1930, o Chef preparou três pratos tipicamente alemães, que contam ainda com drink e sobremesa. O público precisa adquiri-los antecipadamente pela Sympla, pois eles não estarão disponíveis para a venda no local no momento da apresentação, serão servidos apenas aos clientes que reservarem com antecedência.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia