Apenas no terceiro e último dia do festival foi concedido 1 Gran Ojo para a AlmapBBDO, em Melhor Ideia Latina para o Mundo, além de 7 troféus de Ouro, 3 de Prata e 18 de Bronze
Africa Creative é mais uma vez a Agência do Ano no El Ojo, com Sérgio Gordilho vencedor de Melhor Criativo do ano no festival; AB InBev ganha como Melhor Anunciante
Olívia Lang é a única brasileira premiada, com Bronze, no + Mulheres Criativas, pelo case Lea, da Ogilvy, com produção da Moonheist e produção de som da Lucha Libre
O Brasil deixa a 26ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica com um total de 107 prêmios na bagagem. Nos três dias do festival internacional de criatividade latina mais importante do mundo a publicidade brasileira conquistou 4 Gran Ojos (como são chamados os Gran Prix), 19 troféus de Ouro, 31 de Prata e 53 de Bronze.
A Africa Creative deixa o El Ojo 2023 como Agência do Ano, com Sérgio Gordilho como Melhor Criativo do Ano. A AB InBev venceu como Melhor Anunciante. A Agência Independente do Ano foi a espanhola El Ruso del Rocky, a Melhor Rede foi a DDB, enquanto a mexicana Oriental Films venceu como Melhor Produtora e seu diretor de cena, Yupi Segura, foi apontado como Melhor Diretor.
No prêmio + Mulheres Criativas, a única premiada do Brasil é Olívia Lang, com Bronze pelo case “Lea”, da Ogilvy para Intimus/Kimberly-Clark, com produção audiovisual assinada pela Moonheist e produção de som da Lucha Libre.
Apenas neste terceiro dia do El Ojo o Brasil conquistou 29 prêmios, sendo 1 Gran Ojo, 7 Ouro, 3 Prata e 18 Bronze. Foram revelados os vencedores de Melhor Ideia Latina Para o Mundo, Film, Design, Experiência de Marca & Ativação, Digital & Social, Creative Commerce, Creative Data, Inovação e Terceiro Ojo.
29 troféus no 3º dia
Na competição Melhor Ideia Latina Para o Mundo, o Brasil ganhou 2 prêmios, com destaque para 1 Gran Ojo, concedido à AlmapBBDO com o case “Eart4”, criado para a UN Global Compact – Pacto Global. Nesse trabalho, a Raw Áudio foi a produtora de áudio e som. Além do GP, o Brasil ganhou também 1 troféu de Ouro.
No El Ojo Film, o Brasil levou quatro prêmios: 1 Ouro, 1 Prata e 2 Bronze.
Em Experiência de Marca & Ativação, 14 troféus foram concedidos à publicidade brasileira: 3 Ouro, 1 Prata e 10 Bronze.
No El Ojo Design 4 troféus foram para o Brasil: 2 de Ouro e 2 de Bronze.
Já no El Ojo Digital & Social, o Brasil conquistou 4 troféus de Bronze.
No El Ojo Creative Commerce, apenas 1 Prata foi concedido ao Brasil.
A publicidade brasileira não ganhou nenhum prêmio no El Ojo Creative Data, no El Ojo Inovação e no El Terceiro Ojo.
Os melhores no El Ojo Desempenho
Melhor Agência: Africa Creative – Brasil
Melhor Agência Independente: El Ruso de Rocky – Espanha
Melhor Criativo: Sergio Gordilho – Brasil
Melhor Produtora: Oriental Films – México
Melhor Anunciante: AB InBev
Melhor Diretor/a de Cena: Yupi Segura – México
Melhor Rede: DDB Latina