A parceria irá beneficiar 250 jovens com idades entre 14 e 17 anos Fundação e banQi, conta digital da Via, também irão equipar um laboratório de informática da AFESU
A Fundação Casas Bahia (FCB), responsável pelo investimento social privado da Via, acaba de anunciar o fortalecimento da parceria com a AFESU, uma das primeiras ONGs do Brasil dedicadas à educação e qualificação profissional de mulheres. Ao longo de 2023, a FCB irá beneficiar 250 meninas, em São Paulo (SP), com idades entre 14 e 17 anos, por meio de cursos, 100% gratuitos, voltados para Tecnologia Básica e Primeiro Emprego.
As inscrições para os cursos oferecidos pela AFESU já estão abertas e podem ser realizadas no site da instituição.
Para fortalecer a ação, a Fundação Casas Bahia e o banQi, conta digital da Via, equiparam um laboratório de informática na organização, onde as estudantes poderão realizar as atividades dos cursos e trabalhos escolares. O espaço, moderno e atualizado, funcionará na unidade Morro Velho da AFESU, no Jardim Taboão, em São Paulo (SP).
A inauguração do laboratório acontecerá em abril e contará com a participação das jovens beneficiadas pela AFESU, voluntários da Via e do banQi para um dia de palestras inspiradoras. “É sempre uma honra poder colaborar com ações com foco em inclusão, que é algo que faz parte do nosso propósito. Como uma conta digital, o banQi quer usar as próprias especialidades de negócio, ou seja, finanças e tecnologia, para ajudar a diminuir desigualdades. A inauguração do laboratório é só o começo de uma longa jornada, já que queremos apoiar mais iniciativas que ajudam a colocar mulheres à frente desses importantes temas”, comenta a Diretora de Marketing do banQi, Vivian Zwir.
O anúncio da parceria acontece no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (08/03), data que reforça a importância da equidade de gênero na sociedade. Para Natália Menezes, gerente da FCB, a parceria fortalece o compromisso da Fundação Casas Bahia em apoiar a juventude feminina. “Sabemos que a educação é a base para a transformação social e investir em meninas é fundamental para a redução da desigualdade em nosso país. E a tecnologia é o caminho mais curto para isso. A participação feminina na área da tecnologia ainda está longe do ideal. Por isso, queremos dar a oportunidade para que essas meninas possam ingressar no setor por meio da profissionalização”.
Apesar de as mulheres representarem 45% da força de trabalho no Brasil e a área de TI (tecnologia da informação) ter alta demanda, dados do IBGE apontam que as profissionais representam apenas 20% neste mercado. Foi pensando em mudar este cenário que a AFESU criou o Programa de Tecnologia que oferece um espaço moderno e atualizado para que as meninas possam realizar atividades e trabalhos escolares.
“O que falta é o incentivo. São muitas oportunidades profissionais e é um terreno que nós [mulheres] queremos conquistar. A parceria vem promover a profissionalização para estimular a equidade de gênero nas gerações que vão ingressar agora mercado de trabalho”, ressalta a gerente da Fundação Casas Bahia.
“A AFESU é pioneira no Brasil, no trabalho de capacitação de mulheres, em situação de vulnerabilidade social. Por isso, buscamos acompanhar as tendências do mercado de trabalho para que as nossas jovens estejam prontas para transformarem suas vidas, por meio de uma profissão. Contar com parceiros como a Fundação Casas Bahia, que compartilha dessa missão e investe em nossos projetos, é o que nos permite acreditar que estamos construindo um futuro com mais equidade e oportunidades de trabalho, em frentes promissoras como a área de tecnologia e empreendedorismo para as mulheres!”, comenta Elis Araújo, diretora da AFESU.