Blockchain, Inteligência Artificial, Soluções personalizadas podem orquestrar jornadas de vida impactantes para os pacientes, dando às empresas do setor de saúde e farmacêutico o poder de proporcionar experiências de mudanças de vidas
Na última década, o conceito da jornada do paciente tem ganhado força na comunidade médica. Esta descreve o processo pelo qual os pacientes passam desde o momento em que percebem que algo pode estar errado até o ponto em que se recuperam. Aqueles que apoiam os pacientes durante todo esse processo têm o dever de fazê-los sentir-se o mais confortável possível durante esse período difícil. Dessa forma, prestadores de serviços de saúde, empresas farmacêuticas, desenvolvedores de tecnologia e profissionais médicos que colaboram para melhorar a jornada do paciente deverão trabalhar em conjunto para oferecer uma melhor assistência à saúde do paciente.
Antes de considerar a possibilidade de criar jornadas de vida, é importante compreender como são as jornadas dos pacientes hoje. Embora cada jornada seja diferente, as cinco constantes são: consciência, pré-diagnóstico, diagnóstico, tratamento e recuperação. Conscientizar significa reconhecer quando algo não está bem, verificar os sintomas e considerar o que fazer a respeito. O pré-diagnóstico é estabelecer uma possível causa dando viés ao tratamento adequado. O diagnóstico é descobrir qual é a condição e o que pode causá-la. O tratamento inicia o processo de melhora. E a recuperação é o momento em que os pacientes voltam à rotina do dia-a-dia.
A tecnologia voltada para o paciente já está sendo difundida no setor de saúde, mas as jornadas dos pacientes estão longe de ser simples. Frequentemente, existem vários pontos de contato, como portais, sites, centrais de atendimento, quiosques de autoatendimento e aplicativos vinculados a cada profissional médico com o qual os pacientes interagem. Além disso, também existem centenas de aplicativos de autocuidado e bem-estar usados por pacientes diariamente. Se eles puderem encontrar maneiras de capacitar os pacientes com informações que tornem suas vidas mais fáceis – como vincular dados de aplicativos de bem-estar ao processo de diagnóstico – a satisfação do paciente aumentará.
É fundamental para as empresas da área de saúde ter uma visão ampliada da jornada do paciente e utilizá-la com tecnologia – uma abordagem de zoom out que visa ampliar os dados do paciente para encontrar sinergias que levam o diagnóstico e o tratamento a um nível mais elevado. O método do zoom out pode ser aplicado em dois níveis: Doenças cruzadas e Jornadas de vidas.
Existem várias correlações comprovadas entre doenças, desde como o diabetes se correlaciona com a hipertensão até as conexões entre problemas dentais e doenças sistêmicas crônicas. Ter uma visão cruzada de doenças que revela essas ligações podem apoiar a prevenção e ajudar os provedores de saúde a oferecer um tratamento melhorado para uma doença específica, ajudando a resolver a raiz das doenças de muitos pacientes. Já correlacionar jornadas financeiras, de estilo de vida, viagens, seguros e outras informações pode revelar conexões adicionais com a jornada do paciente. O objetivo é lançar de forma proativa estratégias de prevenção que beneficiem pacientes, instituições de saúde e governos.
Os provedores de saúde reúnem grandes quantidades de dados das jornadas dos pacientes, como comportamento, necessidades de suporte, histórico médico e adesão à medicação. Ao conectar os dados do paciente o máximo possível, o setor permitirá um melhor acompanhamento, envolvimento e suporte ao paciente. No entanto, os dados do paciente são frequentemente fragmentados e podem ser difíceis de acessar sem fortes medidas de segurança. A tecnologia Blockchain surgiu como uma solução para este problema, graças aos seus recursos herméticos de gerenciamento e compartilhamento de dados. Ele permite que os profissionais da área de saúde mantenham um registro incorruptível, descentralizado, transparente e seguro de todos os dados do paciente. A palavra-chave aqui é descentralizada, pois permite que 7 pacientes, médicos e profissionais de saúde compartilhem informações. Seguindo os procedimentos e regulamentações governamentais, como GDPR e HIPAA, a privacidade é vital para os profissionais de saúde e seus pacientes.
As empresas podem usar o blockchain no backend da plataforma de consentimento eletrônico para garantir que o paciente consinta que as empresas usem seus dados de maneira adequada. Depois de estabelecer o consentimento do paciente e verificar a identidade, a tecnologia blockchain pode dar à indústria o poder de acessar os dados destes, mantendo total privacidade e controle sobre as informações pessoais. Além disso, os provedores de saúde podem confiar que os dados no blockchain são precisos, limitando o erro humano e garantindo a segurança do paciente para coisas como prescrições de medicamentos.
Inteligência Artificial, aprendizado profundo, machine learning e tecnologias de processamento de linguagem natural podem processar dados do paciente, como sintomas, experiências e feedback do paciente; podem fornecer também um feedback geral sobre a saúde do paciente e, por fim, expor melhores planos de tratamento para os médicos seguirem. Os mapas da jornada do paciente ajudam a visualizar o conjunto complexo de interações que os pacientes têm com o sistema de saúde em cada etapa do caminho. No entanto, altos níveis de complexidade podem tornar o mapeamento da jornada do paciente um desafio e um investimento, e é aí que a IA pode ajudar. Com as soluções e conexões certas para dados e outras plataformas, os mapas de jornadas com tecnologia da IA podem fornecer aos participantes do setor de saúde informações valiosas sobre seus pacientes. Dessa forma, os pacientes podem receber diagnósticos mais precisos, as jornadas dos pacientes são mais personalizadas de acordo com as suas necessidades e os planos de atendimento ao paciente são aprimorados.
Para mapear perfeitamente a jornada do paciente e orquestrar a jornada de vida, as empresas do setor de saúde devem colaborar de perto com os fornecedores de tecnologia que entendem a jornada do paciente e podem ter uma visão mais ampla para fornecer diferentes perspectivas. Ao adotar novas tecnologias ou inovar em uma parceria estratégica, as empresas da área de saúde podem transformar a jornada do paciente em jornada de vida, personalizando-a e aprimorando-a do início ao fim.