2ª edição do GB Ventures irá selecionar até dez empresas em estágio inicial que tenham soluções inovadoras para beleza, varejo ou tecnologia
O Grupo Boticário promove a 2ª edição do GB Ventures, seu programa de aceleração de startups que tem como grande objetivo desenvolver e reinventar a indústria da beleza por meio da tecnologia. A iniciativa prevê selecionar de 5 a 10 startups de base tecnológica em fase inicial, mas que já tenham suas soluções testadas no mercado. As inscrições serão abertas no dia 4 de outubro e vão até 12 de novembro no site da GB Ventures. O programa terá início em março de 2022.
No GB Ventures, os empreendedores passarão por um extenso programa de aceleração com cinco meses de duração e mais de 100 horas de mentorias e acompanhamento direto dos times de inovação da companhia, incluindo trilhas inéditas e personalizadas para olhar especificamente para as necessidades do negócio de cada participante.
“O Grupo Boticário busca transformar o mundo por meio da beleza de forma inovadora, responsável e única. A transformação digital e a inovação fazem parte deste movimento e nos conectam com os consumidores a partir do entendimento das suas necessidades e desejos visando sempre oferecer a melhor experiência e jornada de compra em nossos canais”, diz Daniel Knopfholz, Vice-Presidente de Tecnologia do Grupo Boticário. “A 2ª edição do GB Ventures nos permite, portanto, potencializar esses objetivos a partir do desenvolvimento da nova geração da indústria da beleza por meio da aceleração de startups. Acreditamos no potencial dos nossos parceiros e no legado que construiremos juntos”, complementa o executivo.
Para participar do GB Ventures, as startups devem apresentar soluções para os desafios propostos e divididos em três pilares: Beautytech, Retailtech, Trendsetter. No primeiro deles, Beautytech, o Grupo Boticário procura desde tecnologias para cuidados com a pele, produtos customizáveis para atender as necessidades dos clientes a até embalagens sustentáveis com foco em economia circular. O segundo pilar, chamado Retailtech, está em busca de soluções para os canais de venda do Grupo Boticário, visando melhorar, cada vez mais, a jornada do consumidor, com foco na omnicanalidade, indústria 4.0 e dentre outros desafios. O terceiro pilar, Trendsetter, prioriza, por fim, novos serviços, inteligência artificial adaptada para experiências sensoriais e ideias que ressignifiquem e que tragam disrupção para o mundo da beleza.
De forma inédita, o GB Ventures contará com trilhas de conhecimento personalizadas e direcionadas para cada modelo de negócio, visando potencializar a aceleração dos empreendedores selecionados. Para as startups com marcas nativas do ambiente digital, por exemplo, haverá uma trilha com foco em marketing, lançamento de produtos, canais de venda e operações. As startups de tech terão a oportunidade de se aprofundar no desenvolvimento do produto, UX, metodologias ágeis, vendas B2C e B2B, estrutura organizacional e arquitetura do produto. O programa contará ainda com uma trilha geral para todas as startups com foco gestão, cultura, liderança, habilidades comportamentais, captação de recursos e dentre outras habilidades e conhecimentos necessários a todos os modelos de negócio.
Além das trilhas, as startups selecionadas continuarão recebendo mentorias executivas, envolvendo diretores e vice-presidentes do Grupo Boticário, além de especialistas de diversas áreas da companhia que auxiliarão na resolução das dores específicas de cada startups.
O GB Ventures é voltado para startups tecnológicas com CNPJ, com, ao menos, um projeto no mercado em validação ou já validado dentro dos três pilares estipulados para o programa e disponibilidade para dedicação de, aproximadamente, 20 horas por mês. A iniciativa é 100% online e em âmbito nacional. Após o período de inscrições, os interessados devem aguardar o início do período de avaliação, a partir do dia 13 de novembro, liderado pelo Comitê de Inovação do Grupo Boticário. A partir de 11 de dezembro acontecem as entrevistas com os responsáveis pelas startups e o programa terá início no dia 7 de março de 2022.