Companhia é listada, pela primeira vez, entre as 10 melhores empresas para se trabalhar no país.
O Grupo DPSP, união das bandeiras Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, foi um dos principais destaques na edição 2022 do Great Place to Work, que reconhece e premia as melhores empresas para se trabalhar no Brasil e no mundo. O Grupo conquistou a 10ª posição na categoria varejo, empresas com mais de 10 mil funcionários, e é a única do setor farmacêutico a integrar o ranking top 10 do GPTW.
A premiação, uma das mais respeitadas da categoria, se baseia em dois diferentes critérios de avaliação. Durante a primeira etapa, uma pesquisa é realizada entre todos os funcionários das empresas e, na segunda, é feita uma análise das práticas culturais e de gestão de pessoas adotadas internamente em comparação aos principais padrões do mercado de trabalho.
De acordo com Carla Sauer, diretora de Gente e Gestão do Grupo DPSP “conquistar esse que é um dos principais prêmios do segmento de gestão de pessoas é um marco muito importante para nós do Grupo DPSP. Ele valida todo o trabalho realizado em nossa trajetória quando falamos em cultura organizacional e, especialmente, no cuidado com nossos funcionários. No varejo, o principal ativo das empresas são as pessoas, pois são elas que garantem ao público um atendimento de qualidade, gerando conexões verdadeiras e duradouras com nossos clientes. Isso é extremamente importante no setor do qual fazemos parte, já que muitas vezes somos o primeiro e principal ponto de contato quando uma pessoa necessita de cuidados para sua saúde e o bem-estar”.
Para alcançar essa posição no ranking, o Grupo DPSP tem investido cada vez mais em seus funcionários. Um dos principais pilares dessa jornada é o Ser+, programa que orienta todas as ações da companhia em ESG. Entre os projetos voltados para o público interno está o Graduação Farma, programa que tem como objetivo promover o acesso ao ensino superior e que teve seu primeiro ciclo em 2022 com 100 colaboradores inscritos no curso de Farmácia nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Em 2023 a empresa irá abrir 105 novas vagas, desta vez em todos os estados em que atua. Além disso, foram mais de 380 cursos oferecidos na universidade corporativa do Grupo no ano passado, que somaram mais de 478 mil horas de treinamentos para os colaboradores da empresa.
Outra frente de atuação do Grupo foi o programa + Plural, um conjunto de iniciativas voltadas à diversidade e inclusão, que tem como foco a atração de talentos diversos para a empresa e a orientação do público interno sobre temas ligados à diversidade.
Com o lema “O respeito é o nosso princípio ativo”, o programa estabelece parcerias com instituições sociais que oferecem formação e oportunidade de desenvolvimento. O objetivo é criar times múltiplos, com cultura inclusiva e participativa construída com novos pontos de vista. Outro destaque foi o Desenvolve Farma, programa para desenvolvimento de Farmacêuticos para a Liderança. Mais de 50 profissionais já foram promovidos neste inédito programa, que tem o objetivo de ampliar seu alcance, fortalecendo a promoção interna.