Blog

Básico é fazer o bem HERING celebra a entrada do Grupo SOMA ao movimento de Empresa B Certificada (1)

A Cia Hering já possui o selo internacional desde 2021 e em Outubro de 2023, agora como parte do SOMA, reforça o seu compromisso em manter os mais altos padrões de desempenho ESG e impulsiona a jornada de se tornar cada vez mais responsável e consciente

A varejista Hering, desde 2021, é Empresa B Certificada. Neste mês de outubro celebra também a entrada do Grupo SOMA, do qual faz parte, ao movimento. O Grupo é considerado o maior no segmento de varejo de moda do país e além da HERING conta com outras marcas importantes no leque, como FARM, Animale, NV, Maria Filó, Cris Barros, Foxton, Fábula, entre muitas outras, totalizando 15.

A HERING acredita neste propósito e se orgulha de colaborar na construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. Com esta nova conquista, agora como parte do Grupo SOMA, é um momento da marca celebrar e reforçar que segue com um trabalho contínuo para nos tornar uma empresa, cada dia, mais responsável. A HERING tem o compromisso de colaborar para uma moda mais ética e consciente, que respeita e causa impactos positivos no meio ambiente e para as pessoas. Um dos seus importantes territórios de ativação é fazer o bem. São agregadores e colaborativos, engajam com causas e impactam positivamente a sociedade e o planeta. Para a HERING, Básico é fazer o BEM.

O Sistema B é um movimento internacional que certifica empresas comprometidas em gerar resultados positivos tanto do ponto de vista econômico, quanto ambiental e social. No centro deste movimento estão as Empresas B. No Brasil, são aproximadamente 300 com um perfil de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões com base nas dimensões de trabalhadores, clientes, governança, comunidade e meio ambiente. Ter a certificação como Empresa B atesta que a organização atende a determinados padrões de transparência, responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e desempenho com o objetivo de criar valor para toda a sua rede.

Agenda ESG – Impacto Positivo

O compromisso da HERING com as melhores práticas socioambientais reflete muito no dia a dia da empresa, que vai desde a compra de matérias-primas responsáveis, passando pela fiação, processo criativo, produção de peças, até a venda ao cliente final. Sempre em busca de formas mais ecoeficientes e tecnologias novas em todo o processo industrial e fabril, utiliza, há mais de 30 anos, a tecnologia Corpo BR, na qual a costura lateral das camisetas é eliminada, fazendo com que tenha 33% menos consumo de água e 32% menos consumo de matéria-prima.

Empresa Carbono Neutro, a HERING compensa 100% das suas emissões de Gases de Efeito Estufa dos escopos 1 e 2 e três categorias do escopo 3: deslocamento de funcionários, franquias e viagens a negócio. O seu produto ícone, a Camiseta World, também é Carbono Neutro desde 2021, ano que completou 30 anos. A camiseta compensa a sua pegada de carbono, calculada com a metodologia de análise de ciclo de vida (ACV), por meio do plantio de árvores na Mata Atlântica. Como mais uma forma de gerar impacto positivo, além de compensar sua própria emissão de carbono, a Camiseta também colabora para importantes causas sociais. No mês de aniversário da HERING, em Setembro, a marca celebra o Dia da Básica quando parte das vendas de seu ícone é revertido para instituições sem fins lucrativos. O case de sucesso da World foi enquadrada como um Modelo de Negócio de Impacto do Sistema B, fundamental para a certificação da Cia Hering em 2021.

Foi neste mesmo ano que a HERING iniciou a sua parceria com a eureciclo, empresa responsável pela compensação de 50% de embalagens da marca colocadas no mercado, sendo intermediária da HERING com aproximadamente 328 centrais de triagem espalhadas pelo Brasil. Só em 2022, a parceria colaborou para a reciclagem de cerca de 249 toneladas de materiais equivalentes como papel e plástico Outra importante parceria é com a Eurofios, empresa que realiza a reciclagem mecânica de 100% das sobras têxteis das operações e as transformam em novos fios que podem ser aproveitados tanto internamente, na produção, quanto em outras empresas da indústria têxtil. Só em 2022, a HERING encaminhou 1,651 toneladas de resíduos têxteis para serem reaproveitados por meio da desfibragem.

Por fim, há mais de um século, a HERING mantém uma Reserva Ambiental com 4,2 milhões de metros quadrados, em Blumenau (SC). Com um pico de aproximadamente 492 metros acima do nível do mar, está entre os dez pontos mais altos de Blumenau. Esse levantamento foi feito a partir de uma trilha de 3,6 km de distância da unidade matriz da Cia. Hering, mapeada pela primeira vez com a ajuda do GPS.

A reserva abraça o bioma Mata Atlântica, com 80% da área composta por reservas florestais intocadas, e 20% por áreas reflorestadas. Temos lá, cerca de 140 espécies arbóreas e 27 delas se encontram sob algum grau de ameaça. Além disso, estudos recentes sobre áreas próximas à Reserva já identificaram 22 espécies de mamíferos, 134 espécies de aves, sendo 67 consideradas raras.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia