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Por Thiago Moro – Gerente de Growth e Estratégia do Hotmilk, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Thiago Moro – Gerente de Growth e Estratégia do Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR

A primeira palestra acompanhada no SXSW pelo time Hotmilk foi “Let’s be Friends”, inserida na trilha de Cultura e conduzida pelo CEO da Daybreaker, Radha Argral. Em sua fala, a palavra de ordem foi co-criação e o poder da união e coletividade para a construção de um mundo melhor. O quanto pertencer minimiza a solidão e fortalece o princípio da arquitetura comunitária.

Em seguida, fomos entender quais caminhos o varejo deve tomar para atender às expectativas dos consumidores em pleno desenvolvimento da Inteligência Artificial. Esse foi o mote da palestra “How AI will change the way brands sell and people shop”, conduzida por duas executivas, Jennifer Tracy (CIO do Google), e Libby Wadle, CEO da gigante de departamentos americana J.Crew.

Ouvindo as duas especialistas, ficou claro que as marcas estão correndo contra o tempo para usar a IA a fim de resolver gaps da indústria. Aí vale tudo, desde usar modelos de corpos reais para atender os mais diferentes biotipos dos consumidores, até permitir aos clientes personalizarem peças ainda nem criadas, que serão feitas especialmente e sob medida.

O que ficou de lição foi: as marcas precisam se manter atualizadas e necessárias, usando a tecnologia para oferecer soluções e serviços que atendam uma geração de compradores cada vez mais exigente. Ou seja, o cliente tem sempre razão! Essa foi e segue sendo a máxima do varejo.

Por fim, encerrando um primeiro dia vasto de conteúdo, acompanhamos a palestra apresentada por Rohit Bhargava, que é autor, palestrante e estrategista de marketing conhecido por suas ideias inovadoras e perspicazes sobre o futuro dos negócios e da tecnologia. 

Imagine enxergar o mundo como um futurista e ser um pensador não-óbvio? Esse foi o tema que Bhargava trouxe para debate, fazendo um contraponto entre o que acarreta um pensamento óbvio (solidão e ansiedade, excesso de informação, crise da credibilidade e baixa empatia), propondo aos presentes experimentarem o pensamento fora da caixa, começando com abrir espaço para novas ideias, observar o cenário e o contexto onde você está inserido e pensar em soluções inusitadas baseadas no comportamento humano. 

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