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Quem diria que uma pequena loja aberta na década de 70, na Rua Oscar Freire, em São Paulo, iria chegar aos 50 anos e se tornar sinônimo de inovação e sustentabilidade, não é mesmo?

A brasileira Natura cresceu e hoje é o quarto maior grupo de beleza do mundo, englobando as marcas The Body Shop, a australiana Aesop e da norte-americana AVON.

Conheça alguns ponto importantes que marcaram a história da empresa.  

Como começou

Em 1969, nascia a Natura, ainda com o nome Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut. Em 1970, a empresa fundada por Luiz Seabra, abriu uma loja, na Rua Oscar Freire em São Paulo, onde ele mesmo atendia pessoalmente os clientes que passavam, porém a loja não ficou muito tempo aberta. Em 1974, a Natura definiu como modelo de negócio a venda direta, o famoso “porta a porta”, então a loja foi fechada e o foco ficou para este canal que caracterizou a empresa, por meio de suas consultoras. 

Valor de Marca

A Natura ocupa o 6º lugar com R$ 8.389 milhões, segundo o ranking Interbrand 2019, que avalia anualmente as 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas

Presença da marca 

A Natura está presente e diversos canais, sendo o principal, a venda direta, modelo de negócio que a empresa atua desde 1974, e que atualmente conta com mais de 1,7 milhão de consultoras no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, México e Peru.

Em 2016, a Natura anunciou o investimento em lojas físicas no estilo “loja conceito”, desde então, vem inaugurando em diversos pontos do Brasil, e até mesmo no exterior, como em Nova York. 

Sustentabilidade

A marca possui um histórico de ações sustentáveis. Em 2007, lançou o Programa Carbono Neutro, com a meta de reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Em 2013  a empresa já havia reduzido 1/3 de suas emissões, e lança a linha SOU, com 70% menos plástico. 

Em 2014, é inaugurado o Ecoparque em Benevides – PA, e com isso, a Natura conquista o certificado internacional B Corp.

Inovação

Segundo a empresa, são investidos, em média, 2% da receita líquida em inovação. Em 2018, foram R$ 188 milhões, o equivalente a 2,2% da receita líquida.

O poder de criação da empresa é muito alto, mais de 300 produtos saem dos laboratórios da Natura todos os anos, seja criação de novas cores, aromas, texturas e princípios ativos.

Em 2019, a empresa re-inaugurou seu laboratório de fórmulas, em Cajamar-SP, com o  objetivo de reduzir o tempo de prototipagem em até 20% e produção de testes de até 1 kg de produto. Resultando na otimização de tempo e recursos.

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