Blog

Frame-BMV-2 (1)

Em tom documental, filme foi produzido à distância em parceria com a PlayGround

Metade de nós não tem saneamento básico no Brasil, mais de 87 milhões de pessoas não têm acesso a coleta de esgoto e mais de 4 milhões (Fonte: Instituto Trata Brasil) de brasileiros não têm acesso a banheiro. Para conscientizar a população sobre dados como esses, que refletem uma triste realidade, a marca de papéis higiênicos e lenços umedecidos Neve, da fabricante americana Kimberly-Clark, produziu em parceria com a Playground o documentário “Banheiros Mudam Vidas”. A ação foi idealizada pela agência FCB e lançada nos canais sociais da marca em plataformas digitais.

O documentário tem pouco mais de sete minutos e foi produzido à distância, respeitando todos os novos padrões de segurança e higiene. Foram três meses de produção e mais de quarenta pessoas envolvidas. A equipe buscou as histórias mais sensíveis para mostrar o quão urgente é trabalhar para mudar o cenário atual. O resultado inclui filmagens de arquivo, gravações de depoimentos por videoconferência e captações externas por drones.

“Acreditamos que o saneamento básico é fundamental para gerar dignidade, igualdade e saúde para todos. Esse ano levamos o projeto Banheiros Mudam Vidas para as embalagens dos papéis higiênicos Neve e agora este curta-metragem é mais uma chamada nossa para conscientizar a todos deste problema urgente que ainda existe em nossa sociedade”, diz Patrícia Menezes, diretora de marketing para Neve na Kimberly-Clark Brasil.

O short-film apresenta fatos da difícil realidade que muitas pessoas ainda enfrentam por não terem saneamento básico adequado, além de depoimentos de especialistas do setor (que atuam ONGs, startups do segmento e empreendedores) e de beneficiários de iniciativas que estão sendo apoiadas pela marca Neve, resumindo os desafios e as conquistas que fazem parte da jornada do projeto Banheiros Mudam Vidas. 

“Cada vez mais é importante que o compromisso da marca em relação à qualidade dos seus produtos esteja alinhado a um propósito maior. Essa iniciativa mostra que o cuidado com as pessoas começa com o básico, que é o acesso ao saneamento. É uma mudança que vai impactar vários aspectos da vida dessas pessoas”, comenta Fabio Simões, Diretor Executivo de Criação da FCB Brasil.

“Trabalhar na comunicação deste projeto foi muito importante para a PlayGround pelo completo alinhamento com todas as nossas bandeiras: envolvimento com causas sociais de grande relevância, comunicar e conscientizar o público sobre um problema profundo que afeta nosso presente e futuro, e um chamado para que as pessoas tomem atitudes para mudar isso. O resultado ficou emocionante”, afirma Larissa Mathias, client partner da PlayGround no Brasil.

A Kimberly-Clark atua globalmente com projetos na área do saneamento desde 2015. E, no Brasil, o projeto Banheiros Mudam Vidas é encabeçado pela marca Neve desde 2016. Na última edição do projeto, iniciada em 2019, a marca lançou o Desafio Neve – uma chamada pública para acelerar iniciativas sociais que trouxessem soluções e inovações focadas em esgotamento sanitário. Dez iniciativas foram selecionadas para o processo de aceleração e quatro foram escolhidas como iniciativas de destaque, recebendo cada uma um capital-semente de R$ 50 mil reais.

Confira o documentário:

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia