Objetivo do curso é preparar estudantes de escolas públicas localizadas em regiões com vulnerabilidade social de Belo Horizonte
Alunos matriculados em escolas públicas de Belo Horizonte (MG), com idades entre 14 a 17 anos, poderão se inscrever gratuitamente para as 100 vagas ofertadas do curso de letramento digital Morrobótica. A capacitação é promovida pela organização mineira de educação Fa.Vela, com apoio da New Holland Construction e do Banco CNH Industrial, marcas da CNH Industrial, por meio do Fundo da Infância e Adolescência. As inscrições acontecem até 20 de maio pelo link http://bit.ly/morrobotica.
O Morrobótica é um programa de letramento digital e comportamento empreendedor que envolve alfabetização digital e sensibilização focada na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática).
A CNH Industrial é parceria dos projetos da organização Fa.Vela desde 2021 porque acredita que fortalecer a aprendizagem empreendedora e a transformação digital de forma inclusiva é fundamental para reduzir desigualdades.
A automação e digitalização do mundo permitem a melhoria de produtividade em todos os setores, como também podem promover o surgimento de novas atividades e profissões no futuro. Por isso, a New Holland Construction e o Banco CNH Industrial apoiam a iniciativa como forma de inspirar os jovens no uso de ferramentas tecnológicas que vão ao encontro das novas linguagens do mundo digital.
A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Em um estudo divulgado recentemente, a ONU menciona que 22% dos jovens do mundo não tinham acesso a nenhuma oportunidade de educação, de emprego ou de treinamento durante o ano de 2019 – número que provavelmente aumentou ainda mais devido aos efeitos da crise do COVID-19 no mundo, conforme alerta a organização.
Para o gerente de Marketing da New Holland Construction, Giovanni Borgonovo, o impacto dessa iniciativa é bastante positivo para jovens com pouca ou nenhuma presença digital. “A demanda por tecnologia é crescente e o acesso de jovens ao mercado de trabalho, por exemplo, pode ser afetado pela falta de formação digital, o que costuma ser pré-requisito em muitas empresas e até mesmo para participar de processos seletivos. Ao contribuirmos com a inclusão digital, ajudamos esses jovens em suas qualificações que, assim, terão mais oportunidades no mercado de trabalho”, ressalta.
A gerente de Marketing e Comunicação do Banco CNH Industrial, Jéssica Kosak, acredita que abordar o letramento digital e os conceitos da robótica com adolescentes em situação de vulnerabilidade social é uma forma de colaborar com o desenvolvimento profissional desses jovens. “Possibilitar o acesso a instrumentos e experiências capazes de desenvolver novas competências, promover inovações e ampliar horizontes de oportunidades, inclusive no mercado de trabalho, é a nossa forma de acreditar no futuro e contribuir com a igualdade”, destaca.
“Entre os grandes desafios da atualidade está a alfabetização digital focada no processo educacional e formativo. No Brasil, ainda temos uma grande lacuna para a inclusão digital devido ao custo dos equipamentos e dos serviços de conexão, além da atual realidade da estrutura escolar do ensino público. Compreender e saber navegar no mundo digital é imprescindível para todos, principalmente, para os jovens. Por meio da parceria com a Fa.Vela, a CNH Industrial busca colaborar e impulsionar o desenvolvimento social e a educação através da inovação e da tecnologia”, Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade da CNH Industrial para a América Latina.
Seguindo uma metodologia baseada em projetos e ferramentas práticas, o programa Morrobótica desenvolve com os estudantes conteúdos sobre transformação digital, conectividade, circuitos eletrônicos, lasers, impressão 3D, conceitos de ferramentaria e consertos de equipamentos eletrônicos que podem ser reparados, o que pode evitar o descarte de um produto ao possibilitar acréscimo em seu tempo de vida útil. Além disso, também são abordados temas voltados para a agricultura urbana e outros assuntos sobre o futuro sustentável durante o curso.
Os adolescentes participam das aulas de forma individual e remota com tutoria à distância de professores qualificados e têm acesso a conteúdos digitais (áudios, vídeos e textos) para ajudar no fortalecimento do aprendizado.
Como parte das atividades do projeto Morrobótica, em dezembro de 2021, foi construído um laboratório com equipamentos tecnológicos, apelidado de BARRA.CO, na sede do Fa.Vela em Belo Horizonte. É por meio dele que será possível viabilizar o acesso ao mundo de circuitos, lasers e impressão 3D. Todos os selecionados receberão material de apoio gratuitamente, o que inclui peças de prototipagem.