Segundo ranking da Kantar Worldpanel, líder global em dados, insights e consultoria, a marca segue como a preferida do consumidor dentro da categoria de beleza
Repetindo o marco dos últimos quatro anos, o Boticário é eleito como “a marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros na categoria de beleza”, segundo análise realizada pela Kantar Worldpanel*, empresa líder global em pesquisas de dados sobre mercado e comportamento, que realiza o mapeamento anualmente. Além de ser destaque na categoria de beleza, o Boticário também está entre as 10 marcas que mais ganharam penetração nos lares em 2022.
Marcela de Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, acredita que este sucesso se deve à relação da marca com o seu consumidor. “Colocar nosso consumidor no centro das nossas decisões é uma das nossas maiores fortalezas, é a partir dela que geramos experiências diferenciadas para o nosso público e isso, sem dúvidas, passa pela forma como pensamos estratégias capazes de criar conexões emocionais, indo além do portfólio de produtos que oferecemos”, explica.
A regionalização também faz parte dessa estratégia de aproximação e identificação com o consumidor. “A marca Boticário investe em ações regionais como forma de se conectar ainda mais com os consumidores, principalmente, aqueles que estão fora do trecho Rio-São Paulo – dando voz e representatividade para todos os cantos do país. No Norte e Nordeste, por exemplo, apoiamos ações exclusivas, nas festas e celebrações mais importantes para a população local. Também pensamos no clima e nos produtos ideais como foi o caso de algumas linhas criadas especificamente para uma determinada região. Exemplo disso é a linha Cuide-se Bem Bendito Cacto para locais de climas mais quentes”, conta Marcela.
O Boticário também traz em seu DNA o cuidado com o meio ambiente, sendo uma empresa cruelty free, tendo o maior programa de logística reversa do país no segmento de beleza, o BotiRecicla, além de aumentar a cada dia os produtos refiláveis e apostar em lojas sustentáveis, ou seja, aquelas construídas a partir de resíduos, utilizando cerca de 1 tonelada de plástico reciclável a cada loja construída. Dessa forma, cerca de 37 toneladas de plástico foram reaproveitadas. “Ações como estas mostram a coerência da marca entre o discurso e a ação e isso faz toda a diferença”, reforça.
“Nos sentimos honrados em, mais uma vez, fazer parte desse ranking, principalmente em um ano tão desafiador para o consumo, que marcou a retomada e ao mesmo tempo uma diminuição da capacidade de compra dos brasileiros. Estar entre as mais amadas e preferidas dos brasileiros nos mostra que estamos no caminho certo. Esse é o reconhecimento do nosso trabalho em relação ao nosso comprometimento com os consumidores e com a grande responsabilidade com pilares que abraçam as causas sociais que estamos envolvidos. Estamos construindo nossa trajetória pensando em um futuro melhor”, finaliza Marcela.
Metodologia – Para chegar aos resultados foram medidas quantas famílias compram produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre. Nesta edição, foram analisadas 350 marcas no Brasil e visitados semanalmente mais de 11 mil lares nas seguintes praças: Norte e Nordeste, Leste e Interior do Rio de Janeiro, Grande Rio de Janeiro, Grande São Paulo, Interior de São Paulo, Centro-Oeste e Sul, cobrindo 82% da população domiciliar.