O Serasa Consumidor, startup e braço da Serasa Experian dá mais um passo: a partir deste mês, a empresa passa a se chamar apenas Serasa.
Além da mudança da marca, o ecossistema de serviços está acelerando a inclusão de novos serviços gratuitos, bem como lançará em breve a atualização de seus canais digitais (site e redes sociais).
Segundo Giresse Contini, Diretor de Marketing da Serasa, as novidades são frutos de um longo trabalho, onde o objetivo é melhorar e simplificar a experiência de cada consumidor que passou e passará pelo ecossistema financeiro: “O Serasa Consumidor nasceu como uma unidade de negócio com serviços voltados para o público. Ao longo dos últimos 3 anos essa área virou uma startup, com diversos novos serviços e produtos, a grande maioria gratuita. Entendemos que era o momento de simplificar nossa comunicação e estrutura de marca, nos aproximando dos consumidores a partir de novos serviços de apoio à vida financeira. Neste contexto, optamos por simplificá-la, agora apenas como Serasa, que é como sempre fomos conhecidos pelos mais de 44 milhões de brasileiros cadastrados em nosso site”, analisa Contini.
A agência in house da Serasa: criar e ditar tendências
Desde o início de 2017, a área B2C, agora sob o nome de Serasa, internalizou sua estrutura de marketing, com o objetivo de ser cada vez mais ágil e digital, ou seja, desde então trabalha com uma equipe de marketing “in house”.
Atualmente, a diretoria de marketing conta com 23 pessoas, que se dividem em: criação, redação, conteúdo, earned media e influenciadores, social media, pesquisa, performance, SEO, CRM, entre outros. A área ainda conta com a estrutura de canais digitais, tanto via site (desktop e web) quanto aplicativo.
A empresa já é responsável por lançar 8 campanhas, 9 filmes publicitários que somam 46.3 milhões de views, uma placa de 100 mil inscritos pelo canal no Youtube Serasa Ensina, que em poucos meses irá bater 200 mil. Os pontos de destaque são muitos: em ações de marketing, a empresa lançou vídeos como, por exemplo, o “Finanças Com Prazer”, que contou com a participação da sexóloga Laura Muller dando dicas de educação financeira, e o ASMR de boletos sendo rasgados por 1 hora para relaxar as pessoas.
Já se tratando de campanhas, a marca contou com importantes nomes, como Carlos Moreno e Daniella Mercury. O primeiro, que por muitos anos trabalhou sendo o rosto da Bombril, se tornou garoto propaganda do Serasa Limpa Nome, e o vídeo da campanha conta com mais de 20 milhões de views no Youtube. Se tratando de Daniela, a cantora foi responsável por levar a mensagem do Feirão Serasa Limpa Nome por todo o país em um filme carnavalesco.
Essas e outras campanhas carregam a nova essência da marca, se aproximando dos consumidores e gerando incontáveis matérias em jornais e importantes veículos especializados.
“Acreditamos na importância de pessoas conectadas ao negócio, participando da criação do produto e novas features. Isso cria uma cultura única, além do aumento de velocidade para criar e aproveitar as oportunidades”, afirma Contini.