Data que ocorre entre os dias 14 e 18 de março pode ser utilizada para fidelizar o cliente
A semana do consumidor já está no calendário de todo lojista e consumidor, tanto que em 2022 os e-commerces faturaram R$7.2 bilhões entre os dias 1 e 15 de março no último ano, um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Neotrust. Para fidelizar o cliente, não apenas em datas sazonais, a V4 Company, maior assessoria de marketing digital do país, dá dicas para manter fidelizar o consumidor para futuras compras.
“Datas sazonais são uma ótima oportunidade para marcas atraírem consumidores com ofertas como cupom de desconto ou frete grátis. No entanto, em uma segunda compra esse mesmo consumidor pode não se deparar com esses benefícios e optar por outro e-commerce. Por isso, é importante que as marcas aproveitem essa oportunidade para fidelizar o cliente”, comenta Vinicius Ribeiro, sócio e vice-presidente de product marketing & branding da V4 Company. O executivo listou três dicas para as marcas nestes períodos. Confira a seguir:
1 – Conheça seu público
Segundo o sócio da V4 o primordial é saber quem compra no e-commerce, pois não é toda ação que funciona para o público geral. A tecnologia é uma importante aliada para isso, tanto com rastreamento de links quanto com CRM é possível ver as seções mais visitadas, o tempo que a pessoa ficou no e-commerce, por exemplo.
“Quanto mais dados melhor. Por meio de uma análise mais detalhada é possível identificar potenciais dores do cliente, além de oferecer uma melhor experiência, pois quanto mais fácil for efetuar uma compra para ele maiores as chances dele voltar a comprar. Além disso, a pesquisa NPS é uma métrica estratégica para o negócio, pois ela indica a lealdade do cliente e o quanto ele estaria disponível em indicar o e-commerce para outras pessoas. Tenha indicadores claros, como Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Receita Média por Usuário (ARPU, em inglês) e Valor Vitalício (LTV, em inglês), para mapear a jornada do cliente”, explica Vinicius.
2 – Pós-venda
Depois que o produto é adquirido pelo consumidor, muitos e-commerces dão por encerrado esse ciclo, mas esquecem que uma das etapas mais importantes é o pós-venda. “O pós-venda é o momento em que o empreendedor tem para se aproximar do cliente com um processo mais humanizado. É importante ver a satisfação do cliente, se o produto chegou com a melhor experiência possível, se atendeu a expectativa, etc. Outro ponto importante é desenvolver uma régua de relacionamento para poder estreitar a relação com o cliente ao longo do tempo, às vezes puxar o telefone para ouvir os que seus consumidores tem para falar pode gerar muita riqueza de dados.”, explica o sócio da V4 Company.
3 – Inside Sales
Pensar em criar uma equipe de inside sales pode ser considerada uma estratégia decisiva dentro de um e-commerce, pois é ela é uma equipe que pode auxiliar na taxa de recuperação de carrinhos abandonados e, com isso, melhorar a conversão em vendas. “Esse time é destinado a contatar potenciais clientes que chegaram até uma etapa do processo de compra, mas que ainda não a concluíram. O consultor entende o que o consumidor está procurando, traz ofertas do site com os benefícios específicos dos produtos, além de dar ideias ou sugestões de ofertas, ou descontos para fidelizar o cliente”, afirma o executivo.