271,3 milhões de dólares em EBITDAR com uma margem de 24,3%.
O balanço patrimonial fortalecido alcançou um total de 1.013,2 milhões de dólares em liquidez.
A sólida performance operacional possibilitou resultados financeiros robustos apesar do trimestre desafiador em termos sazonais
As companhias aéreas de passageiros afiliadas ao Avianca Group Internacional Limited (“AGIL” ou “o Grupo”) divulgaram hoje os resultados do segundo trimestre de 2023. A empresa registrou um EBITDAR de 271,3 milhões de dólares, com uma margem de 24,3%, superando as projeções do Plano de Negócios em 88,7 milhões. O sólido desempenho de receita de passageiros durante o trimestre resultou em $6,5 centavos de receita por passageiro por quilômetro disponível, um aumento de 27,4% em relação às projeções do Plano de Negócios. O Custo por Passageiro por Quilômetro Disponível excluindo combustível (Pax CASK ex-fuel) foi de 3,9 centavos de dólar durante o trimestre, uma redução de 14,6% em relação ao ano anterior. A Avianca gerou 84,8 milhões de dólares em dinheiro, alcançando um total de 1.013,2 milhões de dólares em liquidez total em 30 de junho de 2023.
“Continuamos executando com sucesso o Plano de Negócios em um trimestre desafiador do ponto de vista sazonal”, disse Adrian Neuhauser, Diretor Executivo da Avianca. “A Avianca concluiu o programa de densificação de aeronaves de cabine estreita (narrowbody) em tempo recorde, o que otimizou ainda mais nossa eficiência de custos, possibilitou um aumento na alocação de capacidade e ajudou a reduzir nossa pegada de carbono por passageiro. Nosso compromisso com a conectividade regional nos levou a lançar oito novas rotas, totalizando agora 144 rotas em 71 destinos, ao mesmo tempo em que fortalecemos a experiência do cliente da Avianca – a Cirium reconheceu a Avianca como a companhia aérea mais pontual do mundo em maio e junho. Gostaria de agradecer a nossos parceiros pelo esforço coletivo que impulsiona nosso sucesso. Estou orgulhoso do excelente trabalho que as equipes da Avianca têm feito conduzindo nossa transformação e gostaria de reconhecer o seu compromisso contínuo em fornecer um serviço seguro, padronizado e confiável, o que se reflete em nossos resultados.”
Destaques do segundo trimestre de 2023:
- A capacidade consolidada do Grupo Avianca e suas subsidiárias, medida em Assentos por Quilômetro Disponíveis (ASK), alcançou 13.270,8 milhões de dólares no segundo trimestre de 2023, um aumento de 22,1% em relação ao ano anterior. O Grupo transportou 7,7 milhões de passageiros durante o período, um aumento de 17,7% em relação ao ano anterior.
- Em meio à crise do setor, a Avianca continua comprometida em apoiar a Colômbia, aumentando nossa oferta doméstica e contribuindo para a conectividade do país e o fortalecimento do setor. Além disso, a Avianca transportou 221.700 clientes da Viva e da Ultra, sendo 190.800 gratuitamente.
- A receita operacional total do segundo trimestre de 2023 alcançou 1.114,7 milhões de dólares, um aumento de 8,9% em relação ao ano anterior. As despesas operacionais totais do segundo trimestre de 2023 diminuíram para 989,2 milhões de dólares, uma redução de 11,0% em relação ao ano anterior, resultado do sucesso contínuo da estratégia de otimização de custos da empresa. O EBITDAR foi de 271,3 milhões de dólares, representando uma margem de 24,3%.
- A empresa gerou 84,8 milhões de dólares em dinheiro durante o segundo trimestre de 2023, atingindo 1.013,2 milhões de dólares em dinheiro, equivalentes de caixa e investimentos de curto prazo em 30 de junho de 2023.
- As receitas de passageiros durante o trimestre alcançaram 862,8 milhões de dólares, refletindo um aumento de 19,5% em relação ao ano anterior, impulsionado por uma demanda de mercado robusta.
- As receitas de Carga e Fidelidade alcançaram 251,9 milhões de dólares. O EBITDA de Caixa do LifeMiles aumentou 11,7% em relação ao ano anterior. As receitas de carga superaram as projeções do Plano de Negócios em 26,2%, embora menores em comparação ao ano anterior.
- O AGIL reduziu ainda mais o endividamento de sua estrutura durante o segundo trimestre de 2023, com a Dívida Líquida para EBITDAR dos últimos doze meses sendo reduzida em 3,2 vezes, significativamente melhor do que as projeções do Plano de Negócios.
- Os Custos por Passageiro por Quilômetro Disponível excluindo combustível (PAX CASK ex-fuel) durante o segundo trimestre de 2023 diminuíram 14,6% em relação ao ano anterior, para 3,9 centavos de dólar, em comparação com a referência anterior de 3,8 centavos. A referência revisada do PAX CASK ex-fuel da Avianca para o quarto trimestre de 2023 é de 3,7 a 3,8 centavos de dólar, em comparação com a referência anterior de 3,4 centavos, devido às taxas de câmbio COP/USD, à inflação e às despesas temporárias da frota. O Grupo continua comprometido em alcançar a melhor estrutura de custos em sua classe e continua executando seu Plano de Negócios.
- A Avianca encerrou o segundo trimestre de 2023 com uma frota operacional composta por 122 aeronaves: 109 da família Airbus 320 e 13 Boeing 787. O Grupo continuou executando sua estratégia de rede ponto a ponto, adicionando quatro novos destinos e completando nove rotas ponto a ponto até o momento.
- O Grupo Avianca foi reconhecido pela Cirium como a companhia aérea mais pontual do mundo em maio e junho, com um Desempenho em Pontualidade (On-Time Performance – OTP) de 89,5% e 86,6%, respectivamente. A média de OTP da Avianca foi de 87,5% durante o segundo trimestre de 2023.
- O AGIL continuou a fortalecer sua pegada de sustentabilidade durante o segundo trimestre de 2023, lançando a plataforma de sustentabilidade “HOY”, com foco em mitigar seu impacto ambiental, conectando as regiões da Colômbia com o mundo e influenciando positivamente as comunidades onde opera. Além disso, a Avianca foi premiada com uma das maiores pontuações em sustentabilidade pelo Carbon Disclosure Project (CDP) como uma das melhores companhias aéreas da América Latina na gestão do enfrentamento das mudanças climáticas. A classificação “B” da Avianca é uma das pontuações mais altas concedidas pelo CDP.