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Com foco na diversificação de portfólio e aumento da transacionalidade, PAN expande carteira de crédito e base de clientes

O Banco PAN (BPAN4) encerrou 2023 com 28 milhões de clientes, avanço de 18% no ano, e reportou lucro líquido ajustado de R$ 777 milhões, em linha com 2022. No quarto trimestre, o lucro líquido ajustado foi de R$ 195 milhões, estável em relação ao 4T22, com ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado de 11,1%.

A carteira de crédito do PAN fechou o ano em R$ 41,8 bilhões, aumento de 7% na comparação com o 3T23, sendo 95% do portfólio com garantias. Do total, 53% correspondem a operações de financiamento de veículos, com aumento de 49% na originação, totalizando R$ 13,7 bilhões. Na categoria de motos, o PAN ultrapassou 35,5% de market share e manteve sua liderança no setor. Estes resultados são frutos de investimentos na experiência dos clientes e lojistas, maior assertividade na modelagem de crédito e fortalecimento da integração com a Mobiauto.

“Em 2023 consolidamos nosso objetivo estratégico de ser uma plataforma digital completa de banking e consumo. Melhoramos de forma relevante a experiência no aplicativo, investimos no engajamento, lançamos novos produtos e serviços, expandimos a base de clientes e a carteira de crédito. Nosso compromisso segue com a entrega de uma jornada cada vez mais ágil e inteligente, por meio de ofertas contextualizadas que apoiem nossos clientes”, afirma Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do Banco PAN.

A receita de serviços fechou o ano em R$ 1,3 bilhão, crescimento de 20% na comparação com 2022. No trimestre, a receita de serviços chegou a R$ 375 milhões, avanço de 13% na comparação com 4T22 e o volume transacionado (TPV) foi de R$ 25,5 bilhões, aumento de 12%.

A inadimplência fechou o quarto trimestre com queda de 0,6 ponto percentual considerando créditos vencidos acima de 90 dias, para 7,3%, e recuo de 0,1 ponto percentual para o indicador entre 15 e 90 dias, para 9%.

Produtos e serviços

Ao final de 2023, o PAN alcançou 14,3 milhões de clientes com exposição de crédito, considerando ofertas de consignado, veículos, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão e Car Equity – crescimento de 13% na comparação anual.

Ainda no 4T23, o PAN lançou uma nova família de cartões, o Atmosfera e o Estelar, com benefícios que vão desde descontos nos cinemas e acesso à pré-venda de shows, até cashbacks e seguro residencial. Os produtos foram desenhados para fortalecer a estratégia de engajamento com os clientes da base, com uma dinâmica de limite inicial menor e crescimento atrelado ao bom uso. Com isso, o Banco aumentou o número de emissões para 227 mil cartões. O PAN também passou a ofertar a Conta que Rende, novo benefício para os clientes, entregando rentabilidade de até 100% do CDI.

A operação da Mobiauto, marketplace de veículos do PAN, segue ampliando a sua contribuição na originação de financiamentos, passando a responder por 7,7% no 4T23, em comparação a 5,2% no 4T22. A plataforma encerrou 2023 com 291 mil carros anunciados e 9,1 mil lojistas ativos.

“Encerramos mais um trimestre com desempenho sólido e resultados que refletem a estratégia assertiva do PAN, focada em ampliar cada vez mais a oferta personalizada de produtos e serviços. Acreditamos que 2024 será um ano em que impulsionaremos a transacionalidade, com benefícios que potencializam os diferenciais competitivos do Banco”, complementa Inácio Caminha, Superintendente Executivo de RI e Captação.

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