Blog

Brasileiro assume a presidência da unidade fabril da japonesa Komatsu no Brasil

O plano para este ano é aumentar em 50% o quadro de engenheiros de produto e expandir a capacidade produtiva da fábrica em 7%

A Komatsu, empresa japonesa que fabrica e fornece equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal, anuncia o novo presidente da unidade fabril no Brasil, designando Jeferson Biaggi, que atuava como vice-presidente há cinco anos, para o cargo. O movimento representa uma mudança histórica, já que esta é a primeira vez em 49 anos de atuação no País que a subsidiária terá um brasileiro à frente de suas operações. Até então, a Presidência ficava sempre a cargo de executivo japonês, vindo como expatriado ao Brasil.

Esta nomeação é um marco significativo para a companhia no País, refletindo o comprometimento da Komatsu com o mercado local e sua confiança na liderança brasileira. Ao ter um brasileiro na Presidência, a empresa busca fortalecer sua presença no Brasil, aproximando-se ainda mais das necessidades e desafios específicos do mercado nacional. “Esta mudança trará maior importância para nossa unidade. Queremos investir mais em toda a operação local, tornando-a mais brasileira em seu pensamento, seguindo todas as diretrizes globais da Komatsu no Japão”, afirma Biaggi.

Plano 2024: aumento do quadro de funcionários e de capacidade produtiva

A fábrica se consolida como uma das empresas mais importantes do grupo no mundo, reportando diretamente ao Japão, ao mesmo tempo que reforça seu compromisso com o desenvolvimento de produtos adaptados às necessidades locais e regionais. Nesse sentido, um dos principais focos será o crescimento em Pesquisa e Desenvolvimento locais. De acordo com Biaggi, o plano é aumentar em 50% o quadro de engenheiros de produto na unidade fabril em 2024, visando impulsionar o lançamento de novos modelos desenvolvidos no Brasil para exportação global. Apenas nos últimos meses, foram lançados três novos modelos, como a PC200-10M0, PC360LC-8M2 e PC130-10M0. Para este ano, há previsão de mais lançamentos.

Alinhado a esse movimento, a empresa planeja expandir 7% sua produção em 2024, para atender à demanda prevista de crescimento de 5% no mercado brasileiro conforme projeções da Anfavea. Até 2026, o objetivo é adicionar 10% à capacidade atual, por meio de investimentos em novas linhas de robôs de solda, máquinas de usinagem e outras melhorias. “O Brasil tem um papel fundamental no desenvolvimento conjunto com a engenharia do Japão, uma vez que a fábrica brasileira exporta para toda a América Latina, Estados Unidos, Mercado Comum Europeu e África, representando 40% de nossa produção total”, afirma Biaggi.

Com foco no agronegócio, que representa 30% das vendas de Linha Amarela, e na infraestrutura, com 70%, a Komatsu do Brasil está preparada para atender às necessidades de um país com enorme potencial de crescimento nesses setores. “O Brasil é o sexto maior mercado global de máquinas rodoviárias e ainda tem números expressivos para avançar”, comenta o novo presidente. Sob a liderança brasileira, a unidade fabril continuará ampliando seu portfólio de tratores de esteiras, carregadeiras de rodas, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas, atendendo às demandas de seus clientes em todo o território nacional e nos mercados de exportação.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia