Blog

digital

Novo serviço de mensagens, também conhecido como RBM, permitirá que marcas e empresas criem experiências mais relevantes na comunicação com clientes

As operadoras de telefonia Claro, Oi, TIM e Vivo lançaram comercialmente hoje, em parceria com o Google e fabricantes de smartphone com sistema operacional Android, como Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo, o Rich Business Messaging (RBM), uma nova plataforma de mensageria de negócios que permite oferecer mensagens personalizadas e capazes de tornar a experiência dos consumidores mais relevante, melhorando as taxas de conversão na comunicação. 

Com o RBM, será possível criar mensagens com identidade visual da marca ou da empresa, enviar arquivos multimídia e GIF, além de oferecer recursos como relatórios de envio e leitura. A plataforma também permite a utilização de ferramentas que evitam fraudes, como um selo de verificação que ajudará a confirmar a autenticidade da empresa remetente e ainda conta com a proteção contra spam do RCS, que inclui alertas sobre números suspeitos.  

A nova plataforma de mensageria RBM trafega sobre o protocolo Rich Communications Services (RCS), versão mais atualizada  do serviço de mensagens SMS, por meio dos aplicativos Android Messages e Samsung Messages, como anunciado na região em 2017 e também a partir de um esforço conjunto do Google e da indústria de telefonia móvel brasileira. Hoje, a RCS está disponível nas 4 operadoras do país e conta com uma base ativa relevante com milhões  de  usuários, que cresce a cada dia com o apoio da indústria. 

A plataforma RBM tem como foco conectar parceiros provedores de serviço de mensageria e empresas que optem por desenvolver experiências mais ricas no engajamento ativo com seus consumidores. Como incentiva a interação e a troca de conversas por meio de diferentes recursos, o RBM contribui para aumentar os resultados.

O serviço é oferecido comercialmente pelas operadoras através dos seus parceiros por meio de um modelo de cobrança por mensagem avulsas, e por sessão de até 24 horas, quando usuário responde a mensagens avulsas antes de 24h.

Os resultados dos testes realizados no Brasil, em campanhas distintas, superaram as expectativas. As taxas de conversão das iniciativas foram de 5 a 7.8 vezes melhores do que com o SMS.  Para este lançamento, as quatro operadoras irão liberar, até o final do ano, o uso de sessões do serviço sem custo do RBM para o Ministério da Saúde enviar informações e orientações relacionadas à COVID-19. 

Além disso, não será descontado o tráfego de dados dos usuários que utilizarem o Mensagens para se comunicar por RCS.

“A transformação no modo de consumir, que passou a ser ainda mais on-line em função da pandemia da COVID-19, fez com que marcas e consumidores buscassem maneiras de comunicação mais interativas. Estamos animados em poder trabalhar juntos com as operadoras para oferecer as melhores ferramentas para auxiliar as empresas nesse desafio”, diz Fabio Coelho, presidente do Google Brasil e vice-presidente do Google Inc.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia