Companhia também evolui na estratégia de valorização dos seus ativos, com uma visão integrada entre fábrica, lojas e financeira, para que essa cadeia seja cada vez mais reativa, eficiente e engajada
A Guararapes Confecções S.A. (B3: GUAR3), controladora da rede varejista Lojas Riachuelo, divulga seus resultados operacionais referentes ao terceiro trimestre de 2023, que refletem a evolução e resiliência do seu ecossistema e o fortalecimento da sua plataforma de marcas, apresentando uma receita líquida consolidada de R$2,1 bilhões, um crescimento de 6,1% em relação ao 3T22.
No período, a Guararapes observou uma importante retomada na dinâmica de crescimento das vendas, com um aumento em todos os meses do trimestre alavancado por maiores volumes versus o 3T22. Com isso, a receita líquida de mercadorias totalizou R$1,5 bilhão no 3T23, uma evolução de 11,4% se comparada ao 3T22. Destaque para as vendas das lojas físicas no critério mesmas lojas (SSS) com crescimento de 11,0% versus o 3T22, e considerando os canais físico e digital, o SSS conquistou um aumento de 9,7% no trimestre.
A categoria de vestuário foi outro destaque e apresentou expressiva evolução de 13,2%, fruto da estratégia de fortalecimento do core business da Companhia, com crescimento de dois dígitos em todas as subcategorias que resultaram da forte aceitação dos clientes aos produtos e do plano de precificação do período. A marca Carter’s também obteve resultados expressivos, com crescimento de 53,3% da receita líquida em relação ao 3T22.
A Midway Financeira segue em busca de oportunidades na concessão de crédito sem deterioração do risco, com base em uma gestão orientada a dados e modelos. Essas medidas têm resultado em safras mais saudáveis quando comparadas às mais antigas. E apesar dos desafios do cenário macroeconômico, essa disciplina na concessão de crédito levou a mais um trimestre de EBITDA positivo, que totalizou R$20,0 milhões, com estabilidade na relação de perdas sobre a Carteira de Crédito.
O EBITDA consolidado da Guararapes totalizou R$183,8 milhões, com redução de 21,7%, impactado pelo menor desempenho dos segmentos de Mercadorias e Midway Financeira, enquanto o Midway Shopping apresentou crescimento na comparação anual. O canal digital também apresentou EBITDA positivo, resultado do ganho de eficiência nos investimentos de mídia. A prioridade para os próximos períodos é crescer o canal com evolução de rentabilidade.
A Companhia melhorou sua geração de caixa livre em R$606,6 milhões no acumulado do ano, apresentando uma geração de R$266,3 milhões no 9M23 versus um consumo de caixa de R$340,4 milhões no 9M22. Essa evolução é resultado da melhora do capital de giro, redução dos investimentos líquidos e evolução nos processos de abastecimento e sortimento, com melhora de 6 dias no ciclo de estoques de produtos acabados em relação ao 3T22. Além disso, no fim de setembro de 2023, a Companhia contava com um patamar de caixa de R$2 bilhões, o que corresponde a 178% da dívida de curto prazo, demonstrando adequada liquidez frente às obrigações futuras do grupo.
A Companhia encerrou o 3T23 com 410 lojas em todas as regiões do Brasil, sendo 332 lojas Riachuelo, 61 Carter’s, 12 Casa Riachuelo e 5 FANLAB, em linha com sua estratégia de crescimento saudável. Além disso, possui também lojas no modelo store in store (SIS), sendo 13 Casa Riachuelo e 2 Carter’s.
A Guararapes segue empenhada em aumentar sua geração de caixa e reduzir sua alavancagem, posicionando a Companhia para acelerar seu crescimento, sempre com olhar atento às necessidades de seus clientes.