A John Deere acaba de anunciar a aquisição da empresa Sentera, líder no fornecimento de soluções em captação de imagens aéreas agrícolas, sediada em St. Paul, Minnesota, nos Estados Unidos. A aquisição irá ampliar ainda mais as capacidades das atuais tecnologias da John Deere, ao prover a agricultores e a prestadores de serviços agrícolas um amplo conjunto de ferramentas para gerar e utilizar dados para a tomada de decisões com impacto direto na lucratividade, eficiência e sustentabilidade das operações.
“Estamos empolgados em receber o talentoso time da Sentera que se junta à nossa organização, bem como por integrar suas avançadas soluções ao conjunto de ferramentas John Deere que ajudam agricultores a produzir mais com menos”, afirmou Chris Winkler, diretor de Software e Solutions Digitais da John Deere. “Ao combinarmos a capacidade de obtenção de imagens ao John Deere Operations Center – plataforma digital da John Deere onde o produtor tem a visão da sua operação na palma da sua mão, com a facilidade de planejar, monitorar e analisar os dados a qualquer momento e de qualquer lugar, capacitaremos agricultores e seus respectivos consultores para coletar e integrar facilmente dados agronômicos, compreender as condições em tempo real e transformar dados em insights que orientam decisões no campo ao longo das etapas de cultivo.”
As câmeras da Sentera são líderes da indústria e compatíveis com a maioria das plataformas de drones. Permitem que produtores capturem de maneira rápida e eficiente dados de alta resolução e em larga escala. As capacidades do software FieldAgent ajudam agricultores e consultores agronômicos a acessarem dados como a saúde de cada planta individualmente, seus fatores de estresse, e levam à subsequente tomada de ação. Adicionalmente, a ferramenta SMARTSCRIPT Weeds, permite a prescrição customizada de herbicidas, podendo ser integrada à pulverizadores equipados com o controle individual de bicos.
Drones equipados com a tecnologia Sentera sobrevoam o campo em alta velocidade e geram imagens de alta resolução. Estas imagens são processadas com a aplicação FieldAgent da Sentera para identificar a localização exata de ervas daninhas e gerar um mapa de infestação. O mapeamento cria uma prescrição exata da quantidade de produto a ser usada para abastecer o pulverizador, ajudando assim a minimizar desperdícios. Uma vez que a prescrição é gerada, ela pode ser compartilhada por conexão via internet com equipamentos compatíveis, através do John Deere Operations Center.
Mapas de infestação de ervas daninhas são apenas um exemplo de dados que podem ser obtidos com a tecnologia de reconhecimento aéreo da Sentera. O mesmo processo pode ser usado no campo para avaliar a uniformidade da população de plantas, doenças e pragas. Ao integrar a tecnologia da Sentera, a John Deere avança em sua abordagem de ir ao encontro dos produtores e apoiá-los em sua jornada de adoção da tecnologia, oferecendo novas capacidades de agricultura de precisão a diferentes perfis de clientes, em complemento às tecnologias mais avançadas, como o See & Spray.
“Por ser hoje um cliente tanto da John Deere como da Sentera, vejo claramente o valor desta integração”, disse Nick Einck, diretor de Agronomia da Chandler Coop, de Minnesota. “As soluções de reconhecimento aéreo da Sentera nos permitem rapidamente reunir dados de muitos hectares com grande nível de detalhamento, o que nos possibilita customizar a abordagem de trabalho para cada campo. Associando estas soluções às tecnologias da John Deere que já utilizamos, poderemos ser mais eficientes e entregar resultados ainda melhores para nossos clientes.”
A Sentera continuará fornecendo câmeras diretamente para fabricantes de drones, bem como para produtores, profissionais de agronomia, distribuidores agrícolas e outros usuários. O John Deere Operations Center continuará aberto à integração de outros fornecedores de imagens de drone, bem como assegurará que clientes e seus consultores continuem a ter acesso a opções de soluções que julgarem as mais adequadas para suas operações.
“A John Deere promove ótimos resultados a seus clientes e não haveria melhor opção para receber as soluções da Sentera”, afirmou Brian Wenngatz, CEO da Sentera. “É a referência do setor em inovação na agricultura de precisão e compartilham nossa crença de que o futuro do acesso a essas tecnologias se baseia em relacionamentos de confiança, insights mensuráveis e plataformas escaláveis. Juntos, poderemos apoiar mais agricultores e ajudá-los a desbloquear ainda mais valor.”