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Produção local de batatas é pilar fundamental para a marca atingir a liderança na categoria de salgadinhos de batata. Companhia fortalece seu compromisso em apoiar agricultores e agrônomos no País

No cenário atual da indústria alimentícia, a busca por parcerias sustentáveis tem se revelado como um eixo fundamental — para a Kellanova, essa questão é intrínseca ao seu legado de 117 anos como Kellogg. Agora, maximizando seu potencial em snacks e impulsionada por um portfólio multicategoria, a visão da Companhia permanece alicerçada na promoção de ‘Dias Melhores’. Essa missão é alcançada por meio de uma estratégia ESG que visa impulsionar melhorias globais, nutrindo o melhor em todos.

Um dos pilares dessa visão é a icônica marca Pringles, que conta com parceiros de longo prazo, garantindo o fornecimento sustentável de matéria-prima para produção do snack. Com a meta de liderar o mercado de salgadinhos de batata ainda em 2023, a Kellanova está concentrando seus esforços na promoção da sustentabilidade, estabelecendo parcerias estratégicas com fornecedores que compartilham esse compromisso.

“Investimos R$ 250 milhões para dobrar a capacidade produtiva de Pringles, na planta de São Lourenço do Oeste, e este é apenas o começo. Juntamente com a expansão da capacidade, é imperativo assegurar o suprimento constante de matéria-prima de alta qualidade para sustentar a produção, por isso desenvolver o agronegócio nacional é um fator-chave para alcançar novos patamares” conta Alberto Raich, Vice-Presidente e Gerente Geral da Kellanova no Brasil. Com isso, a Companhia reforça sua estratégia de alavancar a produção local por meio de compromissos sociais contribuindo, desde 2015, com metas claras direcionadas à redução das emissões de gás carbônico, eficiência hídrica, desperdício de alimentos e abastecimento responsável.

Parceria com produtores locais

Na produção de Pringles, as alianças são ancoradas na expertise do fornecimento confiável da matéria-prima, como é o caso da parceria com a Bem Brasil, um dos fornecedores da batata usada na produção do snack. Este esforço conjunto garante o crescimento sustentável da marca que já quintuplicou seu tamanho no mercado desde a nacionalização do produto em 2019. “Com objetivos comuns em relação à sustentabilidade, nossa meta é reduzir o impacto ambiental da produção de Pringles, bem como impulsionar projetos que visam a sustentabilidade a longo prazo e beneficiam o campo”, explica Janaína Peres, Chief Procurement Officer da Kellanova no Brasil.

Com a colaboração entre as empresas desde 2018, a Kellanova fortalece seu compromisso em apoiar agricultores e agrônomos na construção de cadeias de suprimentos resilientes e responsáveis ​​para seus ingredientes prioritários. “Desde sua fundação, a Bem Brasil tem como foco principal a atuação socioambiental e a produção sustentável. Por isso, sempre trabalhamos em estreita colaboração com nossos parceiros, a fim de garantir uma produção dentro dos padrões internacionais de sustentabilidade, em conformidade com as regulamentações agrícolas, ambientais e trabalhistas brasileiras”, afirma Dênio Oliveira, presidente da fornecedora.

Através de suas práticas de economia circular, a Bem Brasil reaproveita 100% dos resíduos de batatas, parte utilizados como insumo para produção de adubo orgânico para preservação do solo e outra parte destinada alimentação animal. Além disso, no âmbito de operações, cerca de 50% da energia utilizada nos processos da indústria é gerada internamente, por meio do uso de biomassa nas caldeiras. Essa produção permite evitar aproximadamente a emissão de 285mil toneladas de CO₂ equivalente (tCO₂e), quando relacionadas à utilização de diesel, a ação contribui positivamente para o atendimento de compromissos climáticos.

“No último ano, a Bem Brasil (unidade de Araxá) teve o prazer de conquistar a Certificação ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). Esse reconhecimento por parte de uma empresa líder mundial em certificação de sistemas de gestão comprova o uso eficiente de recursos naturais e redução de desperdícios da Bem Brasil”, reforça Dênio. A meta vai ao encontro dos compromissos globais da Kellanova em reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) de acordo com a iniciativa Science Based Targets (SBTi) do Net-Zero Standard até o final de 2050.

A busca contínua por práticas ambientalmente responsáveis é fundamental para impulsionar a sustentabilidade na indústria de alimentos e garantir a saúde do planeta para as próximas gerações. “Na Kellanova, reconhecemos a importância de contar com parceiros que compartilhem nossos valores e compromisso com as melhores práticas e certificações agrícolas. Estamos confiantes de que, juntos, continuaremos a entregar insumos confiáveis e sustentáveis aos consumidores, mantendo os mais altos padrões de qualidade”, completa Janaína.

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