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  • A unicórnio latinoamericana reafirma sua estratégia de criar uma família de marcas centrada em consolidar negócios rentáveis, autônomos e com sinergias relevantes
  • O financiamento de US$ 80 milhões proveniente do J.P. Morgan reforça a confiança na solidez e no potencial de crescimento da Merama

A Merama – unicórnio latinoamericana que opera e escala empresas dedicadas ao comércio eletrônico – reforça sua estratégia de posicionar-se como house of brands (casa de marcas) a partir de um enfoque em unidades de negócios e que acaba de ser respaldada por um financiamiento de US$ 80 milhões do J.P. Morgan, por meio de uma linha de crédito de cinco anos.

O financiamento fornecido pelo J.P. Morgan, uma empresa líder global em serviços financeiros, foi respaldado pelos sólidos resultados da empresa, que foram auditados por uma Big 4. Essa linha de crédito reforça a confiança na força e no potencial de crescimento da Merama.

Com esse marco, a Merama fortalece sua visão estratégica focada na categorização das empresas do portfólio em unidades de negócios lucrativas, autônomas e líderes do setor, incluindo bem-estar, beleza, casa, bebê e esportes. Essa abordagem permitiu escalar as operações de forma sustentável, alcançando resultados excepcionais em termos de vendas e lucratividade.

A empresa, com presença na América Latina e sedes em São Paulo e na Cidade do México, selecionou o J.P. Morgan em um processo competitivo para o financiamento de sua dívida com base em vários fatores, incluindo sua reputação global, os termos favoráveis oferecidos e o alinhamento dos objetivos estratégicos de longo prazo oferecidos.

Estratégia de expansão e foco em unidades de negócios

A unicórnio latinoamericana planeja manter seus baixos índices de alavancagem e seu sólido balanço patrimonial por meio de uma gestão financeira prudente e de uma alocação de capital disciplinada. A Merama planeja implementar o financiamento da dívida de forma estratégica, priorizando o refinanciamento da dívida existente e as oportunidades de alto crescimento que se alinham com seus objetivos de longo prazo.

“Estamos orgulhosos do ótimo momento em que nos encontramos e de contar com o apoio de um banco como o J.P. Morgan. Planejamos usar os US$ 80 milhões para refinanciar a dívida existente e continuar a crescer e aprimorar nossas marcas existentes, maximizar seu potencial e consolidá-las; também continuamos abertos à possibilidade de adquirir novas marcas alinhadas com as categorias nas quais estamos nos concentrando, caso surjam oportunidades estratégicas”, afirma Felipe Delgado, Co-fundador, Presidente e CFO da Merama.

A visão estratégica da Merama permitiu que ela criasse sinergias entre as empresas de seu portfólio e utilizasse economias de escala para acelerar o crescimento orgânico. Cada unidade de negócios opera de forma independente em seu nicho, aproveitando os recursos e a experiência da Merama. Essa estrutura também permite que cada unidade mantenha sua identidade exclusiva e sua presença no mercado.

“Desde a nossa criação, a Merama adotou uma abordagem de casa de marcas, permitindo que cada unidade de negócios do nosso portfólio mantenha sua identidade única e autonomia operacional. Isso é sustentado por uma estratégia omnicanal, que nos permite integrar vários canais de distribuição e comunicação para oferecer uma experiência completa e competitiva, alinhada às necessidades do mercado”, complementa Delgado.

Alguns exemplos das marcas gerenciadas na América Latina são Bebesit, Mundo In e Avera e Océane no Brasil, que destacam o interesse da Merama em cultivar e desenvolver negócios em setores com potencial significativo de crescimento do comércio eletrônico.

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