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Parceria eleva a utilização de soluções sustentáveis no mercado brasileiro

Nova embalagem chega ao mercado nos sucos refrigerados de Laranja e Uva de 1,5 litros

Líder no mercado de sucos 100% naturais no Brasil, a Natural One se une à Valgroup — uma das maiores produtoras, transformadoras e recicladoras de plástico no mundo — em um compromisso público para o uso de embalagens fabricadas em resina PET PCR (resina pós-consumo reciclada) em todo o seu portfólio de sucos naturais, se tornando a pioneira neste segmento a adotar plástico 100% reciclado (ou seja, fabricado a partir do material já utilizado e descartado em diferentes aplicações) em suas garrafas no Brasil. Para implementação do projeto das embalagens recicladas, a foodtech investiu R$ 2,4 milhões em pesquisa, desenvolvimento e ações de marketing, em um projeto que une inovação, tecnologia e sustentabilidade — características presentes no DNA da Natural One.

O desenvolvimento da nova embalagem levou dois anos entre a concepção, estudos, escala industrial e licenciamento da Anvisa, uma vez que foi preciso um desenvolvimento especial para que esse material reciclado pudesse ser utilizado em produtos alimentícios, reduzindo a zero o risco de contaminação dos alimentos engarrafados com a matéria-prima. Por ser tratar de um produto 100% natural — sem adição de aditivos, corantes ou quaisquer outros conservantes –, os sucos da Natural One demandaram um tipo específico de PET PCR para garantir a integridade das vitaminas, sabor, nutrientes e cor do produto, o que foi alcançado em parceria com a Valgroup.

A novidade chega ao mercado brasileiro nos sucos naturais Laranja e Uva refrigerados de 1,5 litro ainda em julho desde ano e objetivo é ampliar o uso da nova embalagem em todo o portifólio da marca nos próximos cinco anos.

Dados da International Solid Waste Association (ISWA) indicam que apenas 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo no Brasil — índice 4 vezes menor do que o apresentado em outros países com renda e grau de desenvolvimento econômico semelhante.

O impacto deste compromisso será a retirada de circulação de 40 mil toneladas de plástico virgem da cadeia produtiva da Natural One nos próximos 5 anos. A fabricante de sucos naturais também se compromete a desenvolver rótulos e tampas 100% reciclados até 2027, além de reduzir a emissão de resíduos na fábrica em Jarinu/SP.

De acordo com o CEO da Natural One, Rafael Ivanisk, o uso do material traz diferentes benefícios socioambientais como a promoção da economia circular do plástico, atingindo positivamente as redes de catadores de materiais recicláveis para a criação de matérias-primas recicladas, além da redução no gasto de energia, na emissão de gases do efeito estufa e na geração de resíduos descartados na produção de plástico virgem.

“Um dos principais pilares da Natural One desde a nossa fundação é o investimento constante em pesquisas e soluções tecnológicas focadas em sustentabilidade, saudabilidade e inovação em todas as etapas do nosso negócio — desde a captação ecologicamente correta das frutas e vegetais utilizados em nossos sucos até o envasamento dos produtos –, de modo a reduzir ao máximo possível o impacto ambiental dos processos. A nossa preocupação com a natureza vai muito além de oferecer blends saborosos com o verdadeiro sabor dos produtos naturais para os nossos clientes; nosso objetivo enquanto um dos principais players do setor de sucos naturais é fortalecer e ampliar toda uma rede de fornecedores e parceiros que estão conosco neste comprometimento real com o bem estar e o meio ambiente”, afirma Rafael Ivanisk, CEO da Natural One.

Para a Valgroup, participar deste marco reforça o compromisso com a sustentabilidade. Recentemente, a empresa reafirmou o seu posicionamento ESG, como ser NET ZERO até 2040, neutralizando a emissão de carbono e reciclando 100% do volume produzido, contribuindo efetivamente para a economia circular. No social, a empresa fortalece os objetivos a fim de contribuir para a erradicação da fome, apoiar a educação para crianças e jovens vulneráveis, agir em favor do respeito aos direitos humanos, além de estimular a diversidade e inclusão, por meio de oferta justa de oportunidades. Atuando de maneira ética e transparente, a Valgroup ainda reforça seus objetivos em atender a padrões internacionais de Governança Corporativa e de implementar de um robusto programa de Ética e Compliance global.

“A Valgroup tem sua história pautada nos princípios do desenvolvimento econômico sustentável. Fomos pioneiros na implementação da tecnologia de reciclagem bottle-to-bottle no Brasil, sendo também a primeira empresa a obter, em 2008, a homologação na ANVISA para o uso da resina PET PCR food grade. Firmar esse compromisso, vai ao encontro do nosso propósito de elevar a qualidade de vida por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis em embalagens, otimizando recursos e apoiando a economia circular para os plásticos.” — declara Eduardo Berkovitz – diretor de Relações Institucionais e Compliance da Valgroup.

Assim como nas embalagens de plástico virgem, o PET PCR da Natural One é desenvolvido pela Valgroup com tecnologia de ponta e conta com proteção contra raios UV, o que retarda a entrada do oxigênio dentro da garrafa, além de um moderno processo de pasteurização do suco e envase asséptico a frio. O objetivo é entregar aos consumidores bebidas sem adição de açúcar ou conservantes, com blends especiais e exclusivos que preservam o sabor natural das frutas, mantendo sua saudabilidade e garantindo um shelf life de oito meses, o que permite o deslocamento a diferentes continentes. Os sucos da Natural One são encontrados em mais de 68 mil pontos de venda físicos da empresa, além de seu e-commerce que atende a todo o Brasil e conta com um clube de assinaturas. Hoje, a companhia já conta o selo EU RECICLO, que indica a destinação correta do plástico utilizado.

Essas diretrizes ambientais reforçam o objetivo da Natural One de produzir bebidas saudáveis direto da natureza, com o mínimo de impacto ambiental possível — uma preocupação que se reflete nas escolhas dos consumidores. De acordo com a mais recente pesquisa realizada pela Associação Paulista de Mercados (APAS), 94% dos brasileiros priorizam marcas que foquem em práticas sustentáveis e um levantamento da Capgemini Research Institute, Circular Economy for a Sustainable Future aponta que 67% das pessoas esperam que as empresas sejam mais pró-ativas no quesito sustentabilidade. Um outro dado relevante vem do levantamento da The Nielsen Group de 2019, que indica que 57% dos consumidores da América Latina escolheriam uma outra marca por opções que usem embalagens mais sustentáveis.

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