Crescimento em vendas da Pague Menos chega a 11,6% e supera mais uma vez a média do setor, resultando em aumento de market share
Crescimento de 10,8% no EBITDA da Pague Menos e 28,9% no Consolidado
Aumento de 60,9% nas vendas omnichannel, atingindo 11,4% das vendas consolidadas
Clinic Farma tem adesão recorde e chega a mais de 1 milhão de atendimentos no país
Captura de sinergias de Extrafarma alcança R$ 100 milhões em base anualizada
A Empreendimentos Pague Menos (PGMN3), presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, registrou EBITDA ajustado consolidado de R$ 271,5 milhões no 2T23, 28,9% acima do 2T22 e receita bruta consolidada de R$ 3 bilhões, 35,9% superior ao registrado no trimestre anterior. Um dos destaques do período foi o crescimento das vendas, chegando 35,9% no consolidado. “Esse aumento é o resultado de uma combinação saudável de crescimento em lojas maduras e expansão orgânica, além da consolidação da Extrafarma”, explica Mário Queirós, CEO da Pague Menos e Extrafarma. “Além do incremento significativo de market share nas regiões Norte e Nordeste em decorrência da integração com Extrafarma, crescimento muito importante na região Centro-Oeste e Sudeste”, afirma.
A companhia também registrou aumento nas vendas omnichannel, com R$ 342,8 milhões, crescimento de 60,9% em relação ao mesmo período de 2022. Ao todo, os canais digitais da companhia representaram 11,4% da receita consolidada, aumento de 0,2 p.p em relação aos primeiros três meses do ano. Já o canal de vendas de maior destaque no período foi o e-commerce, que cresceu 74% na comparação com o 2T22. Também houve crescimento de tráfego (71%), downloads do app (55%) e usuários ativos (47%). “Nosso ritmo de aumento das vendas via canais digitais mais uma vez superou a média de mercado, gerando crescimento do nosso market share online”, comemora Queirós.
O mix de vendas da companhia também evoluiu de forma favorável no período, com crescimento acima de 20% em categorias como medicamentos genéricos, higiene e beleza e dermocosméticos. “O resultado positivo é fruto de um planejamento assertivo na expansão do sortimento, competitividade nos preços e boa execução do planejamento das lojas”, pontua Queirós. Os itens de marca própria ganharam relevância em ambas as bandeiras, chegando a 6,8% das vendas em Pague Menos e 5,6% em Extrafarma. Além disso, houve uma evolução favorável nos índices de ruptura de estoques, que atingiram o menor patamar em Pague Menos desde o final de 2021. Em paralelo, a média de sortimento ativo por loja atingiu 10,7 mil SKUs, crescimento de 8,8% em relação ao 2T22. Já em Extrafarma, que antes da integração contava com índice de ruptura cerca de duas vezes superior ao de Pague Menos, a disponibilidade de produtos no 2T23 foi semelhante à registrada em Pague Menos.
Aquisição da Extrafarma completa um ano
Com a conclusão da parte mais crítica do processo de migração de sistemas e processos em todos os Centros de Distribuição afetados pelo projeto e breakeven no 1T23, houve um incremento significativo na velocidade de captura de sinergias nos meses seguintes, chegando a R$ 25 milhões, equivalente a 44% do potencial de sinergias totais. O resultado teve impacto direto no EBITDA da bandeira, que atingiu R$ 38,1 milhões, com margem de 7,1%, mais de duas vezes acima do observado no trimestre anterior. Com a estabilização no abastecimento após a integração dos Centros de Distribuição da Extrafarma, houve uma redução expressiva no saldo de estoques em relação ao trimestre anterior, passando de 129 dias no 1T23 para 120 dias no 2T23. A aquisição também impulsionou a presença da Extrafarma no e-commerce com o lançamento de um novo site totalmente integrado à infraestrutura tecnológica da Pague Menos, assim como em Convênios e Parcerias, ampliando o alcance dos benefícios oferecidos por ambas as bandeiras.
Os próximos passos do processo de integração estão relacionados à convergência de processos e rotinas operacionais, que devem ocorrer gradualmente ao longo dos próximos trimestres. “Também estamos realizando saneamento no portfólio de lojas Extrafarma, foram encerradas até o momento 23 unidades e migração de 11 para a bandeira Pague Menos”, explica Queirós. Já com a integração do sistemas de processamento de folha de pagamento finalizada, os próximos passos incluem a uniformização completa dos incentivos e benefícios dos colaboradores de ambas as bandeiras. Ao todo, o processo de captura de sinergias da Extrafarma deve se estender até 2024.
Clinic Farma registra adesão recorde
A rede encerra o 2T23 com volume recorde de atendimentos no Clinic Farma, superando a marca de um milhão de atendimentos no período. Do total de clientes que transitaram em lojas equipadas com o Clinic Farma, 8,6% realizaram algum tipo de serviço de saúde nos consultórios farmacêuticos da rede. O bom desempenho está relacionado à estratégia de inclusão dos serviços ao pacote de benefícios oferecidos a clientes Ouro do programa fidelidade da companhia ou via acordos e convênios com empresas parceiras.
Planos para 2023
Ao longo dos últimos três meses, a Pague Menos realizou 16 inaugurações e 11 fechamentos, encerrando o trimestre com portfólio de 1.652 lojas. As aberturas executadas no 2T23 concluem o plano de expansão projetado para o ano. “Até o final do ano, vamos concentrar nossos esforços na normalização do ciclo de caixa, redução de alavancagem e integração da Extrafarma”, explica Queirós.
Além disso, o Conselho de Administração acaba de anunciar o aumento de capital privado de até R$ 400 milhões via emissão de novas ações no 3T23. O aporte será integralmente destinado ao reforço da estrutura de capital, viabilizando a redução de encargos financeiros da dívida e a retomada da expansão orgânica em 2024. “Acreditamos que a capitalização também terá impacto positivo no lucro por ação e possibilitará a chegada da Pague Menos e Extrafarma a um número cada vez maior de cidades brasileiras”, conclui o executivo.