O certificado demonstra o reconhecimento dos investimentos constantes realizado pela empresa no aperfeiçoamento de seus processos e da preservação ambiental
O Pastifício Selmi, responsável pelos produtos das marcas Renata, Galo e Todeschini, recebeu o Certificado de Energia Renovável, entregue pelo Grupo Comerc em parceria com a empresa de consultoria Sinerconsult, em reconhecimento à gestão responsável com o meio ambiente e ao aproveitamento de fontes renováveis, representando um avanço significativo rumo à eficiência energética e à preservação ambiental.
A empresa tem realizado constantes investimentos em tecnologias modernas para aumentar a eficiência e a economia. Desde 2019, as fábricas da empresa, localizadas nas cidades de Sumaré (SP) e Rolândia (PR), utilizam caldeiras de biomassa para gerar parte da energia térmica necessária às linhas de produção, resultando em mais de 8 mil toneladas de CO² não emitidas na atmosfera em 2023, o que representa um recorde positivo.
A Selmi implementou também sistemas de tratamento de efluentes industriais que removem mais de 95% da carga poluidora em suas duas unidades fabris, com uma tecnologia baseada no Sistema de Gestão da Produção Sustentável (SGPS).
A otimização do uso da água é outro destaque nos investimentos voltados para a sustentabilidade. Realizada em todos os setores da empresa, a Selmi buscou soluções para aumentar a produção utilizando uma menor quantidade de água. Considerando os últimos dez anos, a redução alcançou um patamar de 24%.
Segundo Marcelo Guimarães, todas essas iniciativas demonstram o compromisso da Selmi em atualizar os processos sempre pensando em uma boa gestão dos recursos naturais para um desenvolvimento sustentável. “Muitos desses sistemas são pouco usados em pastifícios, o que destaca a Selmi como pioneira na redução de impactos ambientais e na preservação de recursos naturais no setor”, comentou.