- Companhia reportou receita líquida de R$3 bi, 28% maior comparado ao mesmo período do ano anterior;
- EBT Ajustado cresce 489% contra o 2T22 e totaliza R$ 447 milhões no trimestre;
- TPV no segmento de Micro, Pequenos e Médios Empreendedores (MPME) teve alta anual de 19,3%, crescendo 3,7 vezes acima da indústria;
A StoneCo Ltd. (Nasdaq: STNE, B3: STOC31) manteve a trajetória de crescimento, com resultados consistentes acima das projeções do mercado no segundo trimestre. Com EBT Ajustado (lucros antes de impostos) de R$ 447 milhões, o número avançou 489% comparado com igual período de 2022. A receita líquida encerrou o trimestre em R$ 3 bilhões, crescimento de 28% ano contra ano. O segmento de Serviços Financeiros cresceu 32,0% na comparação anual com receita de R$ 2,6 bilhões, e o segmento de Software teve aumento de 9,2% na receita, atingindo R$ 383 milhões no período.
Mantendo o crescimento com rentabilidade, o lucro líquido ajustado foi de R$ 322 milhões no trimestre, número 477% maior em relação ao ano anterior, com margem líquida ajustada de 10,9%, ante 8,7% no 1T23. O caixa líquido ajustado atingiu o patamar de R$ 4,3 bilhões, um acréscimo de 57,1% no ano e 8,5% no trimestre, uma vez que a Stone continuou a entregar forte geração de caixa. A base de clientes ativos do negócio de pagamentos atingiu 3 milhões, com a adição de 196,6 mil clientes no trimestre.
O resultado foi impulsionado pelo forte desempenho do segmento MPME, cuja base ativa cresceu 43,3% ano a ano. O volume de pagamentos processados (TPV) cresceu 19,3% na comparação anual e foi em linha com o guidance da companhia, atingindo R$ 83,3 bilhões. O TPV da Stone cresceu 3,7 vezes acima do crescimento do setor no mesmo período, segundo dados da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). O Take Rate de MPME subiu para 2,48% no período, representando aumento de 38 pontos percentuais na comparação anual.
A plataforma de banking da companhia manteve o crescimento consistente, atingindo quase 1,7 milhão de clientes, um aumento de 218% em relação ao ano anterior e de 33% em relação ao último trimestre, impulsionado pela forte ampliação no número de clientes Ton, após o lançamento da “Super Conta Ton” no 1T23. Na operação de crédito, do começo do ano até o final de julho, a companhia emprestou cerca de R$ 26,0 milhões para aproximadamente 850 clientes, mantendo a estratégia de evolução gradual, com testes e a consolidação dos processos que foram implementados.
“Os resultados que conquistamos no segundo trimestre refletem nosso foco e dedicação contínua ao crescimento sustentável e à excelência em serviços financeiros e software e à evolução de nossa plataforma para servir o empreendedor brasileiro. A longo prazo, nosso objetivo é construir uma solução de ponta a ponta para nossos clientes, e nosso negócio de software é parte integrante de nossa visão estratégica. Acreditamos que temos muito trabalho pela frente, mas estamos na direção correta. O compromisso da StoneCo com a inovação e a transparência nos impulsiona a enfrentar desafios e buscar oportunidades com confiança. Continuaremos a trilhar o caminho do sucesso, oferecendo soluções cada vez mais robustas e sustentáveis para nossos clientes e parceiros”, afirma o CEO, Pedro Zinner.
Perspectiva para o 3T23
Para o terceiro trimestre, a Stone indicou para seus acionistas e investidores que espera:
- Receita Total acima de R$ 3,075 bilhões no 3T23, representando um crescimento anual acima de 22,6%.
- TPV de MPME entre R$ 87 e R$ 88 bilhões no 3T23, representando um crescimento anual entre 16,4% e 17,8%.
- EBT ajustado acima de R$ 470 milhões no 3T23.