Blog

waze 2020

Navegação para lojas de departamento e espaços ao ar livre cresceram em comparação com 2019; Idas ao trabalho ou às universidades e escolas ainda estão abaixo do índices pré-pandemia

A temporada de compras já começou e deve se estender até janeiro de 2022 – é o que aponta dados do Waze. Sendo assim, entende-se que os brasileiros começam a planejar as compras de fim de ano, garantindo que os produtos desejados estejam em estoque e também para evitar tumultos típicos dessa época.

De acordo com os dados, as navegações para redes varejistas estão 17% acima do que no período pré-pandemia, isso muito por conta da vacinação e com o fim das restrições impostas pelas autoridades locais. Para se ter uma ideia, o fluxo das lojas de departamento está 50% maior em comparação com setembro de 2019, já para farmácias (38%), lojas de móveis (32%), supermercados (24%), lojas de artigos esportivos (9%), shoppings (2%) e fast-foods (1%). 

Outro ponto interessante é que os brasileiros estão navegando mais por locais ao ar livre,  houve um aumento de 77% em setembro de 2021 em comparação com o mesmo período de 2019. “Apesar da pandemia, as sazonalidades continuam sendo grandes impulsionadoras de tráfego nas ruas e no comércio, o mês de setembro já apresenta saldo positivo. A Black Friday e o Natal são datas comerciais importantes, mas esse ano, elas ganharam ainda mais peso para o cliente e também para os varejistas, principalmente pelo avanço da vacinação e a expectativa é que a Black Friday e Natal, desse ano, já tenham um  fluxo maior do que tínhamos em 2019”, explica Leandro Esposito, Country Manager do Waze no Brasil.

Bem-estar cresce e volta a rotina pode ser uma possibilidade 

Com a evolução da vacinação e o contexto mais otimista, há uma ligeira mudança de comportamento dos brasileiros: saúde e bem-estar dão seus primeiros indícios de retorno. Observamos um aumento nas idas para espaços de cuidados pessoais (26%) e academias (4%) em comparação ao mesmo período em 2019, ano pré-pandemia. Para o aplicativo, uma possibilidade para contextualizar essa mudança é a volta gradual para universidades e escritórios – locais que ainda não retomaram os volumes de navegações de 2019, mas que tiveram os maiores crescimentos em volume de navegação quando analisamos semanalmente as categorias monitoradas.

“Trabalhar e estudar presencialmente ainda está longe dos patamares de 2019, porém notamos indícios de uma retomada geral. Pelos dados, podemos ver que a população que está voltando às ruas para trabalhar está mais confiante e veem necessidade em resgatar alguns hábitos da época pré-pandemia, como idas à academia e salões de beleza e compras de vestuário”, completa o executivo.

Metodologia:

Dados de uso do aplicativo Waze no Brasil – semana de 12 a 18 de setembro de 2021 vs. o mesmo período em 2019.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia