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Pesquisa realizada em pontos de venda indica maior volume de compras no final do ano

O comportamento do consumidor passa por transformações constantes, seja ele impulsionado por situação econômica, novas experimentações, saudabilidade, informação, faixa etária entre outros.

Fato é que nesse cenário, surgem novas tendências de alimentação que podem ser subdivididas basicamente em cinco vertentes: Sensorialidade, Saudabilidade, Conveniência, Confiabilidade e Sustentabilidade.

Por isso, a Cepêra realizou no último bimestre um estudo sobre a tendência de consumo de alimentos tendo como premissa o sabor a fim de identificar as preferências do consumidor sobre gostos nos principais pontos de vendas do País.

A partir do conhecimento das quatro categorias básicas – doce, salgado, azedo e amargo – surgiram outras três: o umami (realce do sabor), starch (sabor dos carboidratos) e kokumi (sentido em comidas gordurosas).

Confira os números:

  • Brasileiro gasta em média R$ 85,31 com temperos, condimentos e sabores culinários a cada compra;
  • Categoria denominada Sabor teve crescimento médio de 10,2% apenas no primeiro semestre de 2020 em comparação ao ano anterior;
  • 93% de um total de 1714 entrevistados defendem a união de Produtos Culinários, Temperos e Condimentos em um único espaço de modo a facilitar a experiência de compra;
  • Falando em cross merchandising, 23% das pessoas que compraram ketchup, também compraram mostarda na mesma transação;
  • Já quando comparado ao molho de pimenta com o ketchup, apenas 6% levaram os dois produtos na mesma compra. Tanto na compra de batata palha como de maionese, adicionados ao ketchup, os índices foram de 41% na mesma transação.
  • Dos quase 100 mil tíquetes analisados (99.514), a taxa de penetração dos Produtos Culinários, Temperos e Condimentos foi de 87%, com um crescimento de 10,2% comparando o primeiro semestre de 2019 ao de 2020.
  • O gasto médio em cada compra teve uma variação de 79,9% de crescimento entre 2019 e 2020 do tíquete médio e frequência de compras de 8,96%.
  • 44% dos consumidores estão dispostos a gastar um pouco mais na ceia de Natal, enquanto 33% pretendem manter os gastos do ano passado.
  • Sobre molhos prontos em embalagens de vidro, a procura se manteve estável para 38% dos entrevistados;
  • 55% dos consumidores manteve a frequência de compras nas últimas semanas, mas acredita que pré-Natal deve comparecer mais aos pontos de venda;

Com base nessas informações, a Cepêra criou o Espaço Sabor, que visa uma maior fidelização do shopper, já que reúne em um mesmo ambiente produtos complementares, ocasionando um maior volume de vendas, rentabilidade e um impacto visual atraente, com a organização de produtos de uma mesma categoria facilitando a gestão de compras. Especialista no assunto, a Cepêra conta com mais de 150 SKUs, como: condimentos, molhos, pimentas, azeites, conservas, molhos de tomates, aromas e doces com sabores exclusivos e adaptados ao paladar brasileiro.

Como explica a gerente de marketing da Cepêra, Ana Carolina Penteado, com o Espaço do Sabor é possível atender a todas as tendências mais buscadas pelos consumidores em um ponto focal. “Com isso, outros ganhos também são notados, como praticidade nas compras com uma melhor organização dos produtos e redução de custos da operação. Além disso o impacto visual fideliza o shopper, que encontra tudo o que procura para seu momento culinário em um único local”, explica a executiva.

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