Novo estudo da Estúdio Eixo mostra como a nova cena pós pandemia está moldando o futuro da música brasileira e impactando a indústria de festivais
O novo estudo proprietário da Estúdio Eixo, aborda o universo da música, entretenimento e as melhores estratégias nesse universo.
Dos diversos setores que a pandemia afetou e acelerou transformações, um deles está sendo cada vez mais visto e sentido, que é o impacto no mercado fonográfico e nos festivais de música. Ambos são reflexo e ligação do entretenimento e dos movimentos sociais e culturais e se veem cada vez mais em um misto de tecnologia, sustentabilidade, diversificação e experiências imersivas.
O Brasil está em 9º lugar no ranking mundial de receita fonográfica sendo que em 2023 o mercado fonográfico brasileiro atingiu 2,9 bilhões, um crescimento de 13,4%, triplicando o faturamento nos últimos 6 anos. O Estudo quer ressaltar os fatores que inserem a música na sociedade, trazendo a importância de entender os processos sociais e suas estruturas de poder. “A música está interligada às questões culturais, políticas, econômicas e até tecnológicas, construindo um universo social que transparece o enraizamento dos movimentos culturais. Muitas marcas já estão inseridas nesse universo porque veem ali parte de seus consumidores, por isso os investimentos em festivais aumentaram tanto, mas esse universo requer estratégias e é isso o que queremos trazer com o novo estudo.” comenta Julia Sobral, líder de negócio da Estúdio Eixo.
O estudo está dividido em quatro capítulos:
1.Como o mercado e o público têm se envolvido com os shows e festivais brasileiros?
2.Para qual direção os movimentos culturais estão inclinando o mercado?
3.Como as marcas podem aproveitar os contextos e movimentos dos shows e eventos?
4.Construindo um passion point perene.
“A música vai além do entretenimento, funcionando como guardiã da memória, das tradições e da conexão com a ancestralidade, elo com suas raízes e canal de expressão. Ouvimos e vemos o tempo todo os consumidores pedirem por experiências memoráveis e as marcas em busca de conexões reais. O que estamos trazendo aqui é como as pessoas se conectam e reconhecem uma marca a partir de como ela compreende as culturas e manifestações relevantes para suas audiências e como ela propõe soluções e experiências.” finaliza Kika Brandão, Head da Estúdio Eixo.
No site da Estúdio Eixo (https://www.eixo.co/estudo/do-palco-ao-publico) é possível baixar o whitepaper ou solicitar o estudo completo.