Blog

header-ANovaRealidadeDaEducacao

Os últimos seis meses mudaram radicalmente o segmento de educação, pressionando um avanço na digitalização e trazendo para os jovens brasileiros uma série de novos hábitos. Esse novo momento do setor e o comportamento dos estudantes foi o tema principal de uma pesquisa realizada pela Globo, em parceria com o Instituto Toluna, e cujos resultados foram apresentados ao mercado hoje (28) no evento ‘Sala de aula ou sala de casa: A nova realidade da educação’. A pesquisa, apresentada com exclusividade aos convidados, será disponibilizada na Plataforma Gente.

O levantamento – conduzido virtualmente durante os meses de julho e agosto, com 1500 jovens de todas as regiões do país – revelou que, por conta da pandemia, 83% dos entrevistados estão se sentindo mais pressionados em relação ao futuro acadêmico e profissional, além de ainda enxergarem valor agregado no diploma. Cenário que leva os estudantes a darem mais peso para a educação, principalmente em momentos de crise: 70% dos respondentes querem desenvolver habilidades profissionais e de carreira, 68% alcançar estabilidade financeira e 58% conseguir melhores salários. Adicionalmente, o gasto com educação é prioridade na renda pessoal para 75% dos entrevistados na faixa etária dos 16 a 24 anos. 

Para saber onde investir esse capital iniciando um novo curso, a pesquisa apontou que o fator que mais influencia na hora de escolher a instituição de ensino é a credibilidade (58%), seguida por preço (42%), estrutura (40%), descontos e bolsas (32%), grade curricular (29%) e corpo docente (28%).  

Nesse sentido, as marcas têm um desafio grande pela frente. Desafio reafirmado na abertura do evento, que foi conduzida pela diretora Comercial da Globo, Manzar Feres, e pelo diretor de Negócios para Serviços & Telecomunicações, Eduardo Salvador.  

“Sabemos o quanto esse momento tem sido desafiador para todo mundo. As incertezas que surgiram ao longo de 2020 nos trouxeram muitas questões sobre o futuro. Não apenas o futuro em nível profissional, mas também pessoal: o nosso futuro e o de nossas famílias. E, nesse momento, uma das poucas certezas que temos é que a saída para dias melhores se dará através da educação. Tema que é um dos compromissos da Globo e que acreditamos ser o único caminho”, explicou Manzar.

“Como dito pela Manzar, a Globo tem um compromisso histórico com a educação. Há décadas discutimos, debatemos e apresentamos o tema contando boas histórias, produzindo campanhas de conscientização, co criando projetos com instituições de ensino e promovendo diálogos com a sociedade. E é por essa sólida relação, pela forma como estudamos o assunto com profundidade, que sabemos que foi um dos setores mais afetados pela pandemia. Por isso, resolvemos trazer o tema e nossos aprendizados no evento de hoje, para juntos discutirmos os novos caminhos para a educação no Brasil”, complementou Eduardo.

Campanha contra evasão escolar                           

Reforçando o compromisso histórico da Globo com a educação, a empresa lança em outubro a campanha “Não desista do seu futuro” para alertar sobre o problema da evasão escolar, um dos grandes desafios da educação básica brasileira, agravado com a pandemia de Covid-19.

A pandemia obrigou escolas a fecharem e a se reinventarem buscando formas de manter o ensino à distância. Nesse cenário, a evasão escolar, um problema persistente no Brasil, tende a se agravar. De acordo com dados da Pesquisa “Juventudes e a pandemia do Coronavirus”, do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), 30% dos 33 mil jovens entrevistados pensam em deixar a escola e entre os que planejam fazer o ENEM, 49% já pensaram em desistir. 

A campanha será uma parceria com Fundação Roberto Marinho, Unicef, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 25 organizações sociais, institutos e fundações que trabalham com educação, e contará com filme e desdobramentos nos canais por assinatura e ações multiplataforma.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia