Dívidas, desafios e desejos, volta às aulas, carnaval e economia.
Ano novo e junto vem os recomeços. Dando início às pesquisas periódicas da Score Retail – empresa especialista de retail e shopper experience da B&Partners.co – e da Hibou, que busca se aprofundar na relação do consumidor e canais trazendo as mais importantes tendências dos consumidores brasileiros para ajudar marcas a planejarem estratégias com base em informações atuais e valiosas, o primeiro Pulso de 2022 mediu as expectativas e tendências do primeiro trimestre de 2022.
Em relação ao consumo para o ano, 53% dos entrevistados responderam que será ‘Buscando Promoções’, 51% ‘Economizando em tudo que posso’ e 35% ‘Cuidando da pele, looks e cabelo’. Quanto ao gasto, 39% disseram que irão gastar menos que em 2021, 25% gastarão o mesmo e 12% mais que em 2021. Ainda sobre as economias, 52% iniciam o ano com as contas em dia, 36% com alguma dívida e 12% com dinheiro sobrando.
As dívidas dos consumidores se dividem em:
2% Até R$100,00
5% Entre R$100,01 e R$500,00
24% Entre R$500,01 e R$2.000,00
24% Entre R$2.000,01 e R$5.000,00
19% Entre R$5.000,01 e R$15.000,00
26% Mais de R$15.000,01
A pesquisa também analisou como as pessoas pretendem aproveitar o Verão, e 43% disseram que irão viajar. O meio de viagem escolhido ficou dividido entre Carro – 71%, Avião – 43%, Ônibus – 12% e Moto – 2%. Quanto aos destinos:
Praia Deserta: 51%
Sítio/Chácara: 32%
Hotéis Fazenda: 31%
Cidade do interior: 30%
Resorts all inclusive: 29%
Cidades históricas: 29%
Trilhas e natureza: 26%
Praia agitada: 21%
Parques aquáticos: 16%
Metrópole (urbana): 10%
O Carnaval, que já foi cancelado em algumas cidades, mostra alguns dos planos para este ano:
Não me sinto seguro para sair – 45%
Descansando um pouco – 44%
Maratonando filmes ou séries em TV – 38%
Passando mais tempo com a família – 24%
Por fim, o Pulso abordou se existem planos de adquirir um bem durável atualmente ou nos próximos 18 meses:
Carro: 24%
Imóvel: 23%
Eletroeletrônicos: 17%
Moto: 3%
“Começamos o ano com algumas incertezas, por isso os consumidores estão com uma mentalidade mais econômica e cautelosa. Com o cancelamento do Carnaval, os planos de viajar ainda devem mudar mais e alguns hábitos de 2021 ainda vão permanecer, como as compras online, a busca por promoções e cupons e o streaming em alta. O relacionamento com o consumidor ainda terá muitos pontos de contato no mundo digital por isso a busca por entretenimento irá aumentar cada vez mais, tanto no online quanto no físico.” comenta Ana Letycia, Head de planejamento da Score Retail