Blog

pulse verão

Dívidas, desafios e desejos, volta às aulas, carnaval e economia.

Ano novo e junto vem os recomeços. Dando início às pesquisas periódicas da Score Retail – empresa especialista de retail e shopper experience da B&Partners.co – e da Hibou, que busca se aprofundar na relação do consumidor e canais trazendo as mais importantes tendências dos consumidores brasileiros para ajudar marcas a planejarem estratégias com base em informações atuais e valiosas, o primeiro Pulso de 2022 mediu as expectativas e tendências do primeiro trimestre de 2022.

Em relação ao consumo para o ano, 53% dos entrevistados responderam que será ‘Buscando Promoções’, 51% ‘Economizando em tudo que posso’ e 35% ‘Cuidando da pele, looks e cabelo’. Quanto ao gasto, 39% disseram que irão gastar menos que em 2021, 25% gastarão o mesmo e 12% mais que em 2021. Ainda sobre as economias, 52% iniciam o ano com as contas em dia, 36% com alguma dívida e 12% com dinheiro sobrando.

As dívidas dos consumidores se dividem em: 

2% Até R$100,00 

5% Entre R$100,01 e R$500,00

24% Entre R$500,01 e R$2.000,00

24% Entre R$2.000,01 e R$5.000,00

19% Entre R$5.000,01 e R$15.000,00

26% Mais de R$15.000,01

A pesquisa também analisou como as pessoas pretendem aproveitar o Verão, e 43% disseram que irão viajar. O meio de viagem escolhido ficou dividido entre Carro – 71%, Avião – 43%, Ônibus – 12% e Moto – 2%. Quanto aos destinos: 

Praia Deserta: 51%

Sítio/Chácara: 32%

Hotéis Fazenda: 31%

Cidade do interior: 30%

Resorts all inclusive: 29%

Cidades históricas: 29%

Trilhas e natureza: 26%

Praia agitada: 21%

Parques aquáticos: 16%

Metrópole (urbana): 10%

O Carnaval, que já foi cancelado em algumas cidades, mostra alguns dos planos para este ano:

Não me sinto seguro para sair – 45%

Descansando um pouco – 44%

Maratonando filmes ou séries em TV – 38%

Passando mais tempo com a família – 24%

Por fim, o Pulso abordou se existem planos de adquirir um bem durável atualmente ou nos próximos 18 meses: 

Carro: 24%

Imóvel: 23%

Eletroeletrônicos: 17%

Moto: 3%

“Começamos o ano com algumas incertezas, por isso os consumidores estão com uma mentalidade mais econômica e cautelosa. Com o cancelamento do Carnaval, os planos de viajar ainda devem mudar mais e alguns hábitos de 2021 ainda vão permanecer, como as compras online, a busca por promoções e cupons e o streaming em alta. O relacionamento com o consumidor ainda terá muitos pontos de contato no mundo digital por isso a busca por entretenimento irá aumentar cada vez mais, tanto no online quanto no físico.” comenta Ana Letycia, Head de planejamento da Score Retail

Veja aqui o Pulso completo.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia