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Inteligência Artificial e outras tecnologias ampliarão o potencial das pessoas e das organizações para alcançar novas fronteiras de desempenho nos negócios

Uma nova pesquisa da Accenture confirmou que o mundo está no meio de uma enorme mudança tecnológica, à medida que a IA e outras tecnologias disruptivas se tornam “Humanas por Princípio” – muito mais intuitivas para as pessoas utilizarem – e inauguram uma nova era de produtividade e criatividade sem precedentes. O levantamento também sugere que, à medida que as tecnologias centradas no ser humano exercem capacidades ainda maiores, e tornam-se mais integradas em todos os aspectos das nossas vidas, caminhamos na direção de um mundo onde a tecnologia que nos rodeia se tornará mais onipresente, mas também mais invisível.

O Technology Vision 2024 da Accenture: “Human by Design: Como a IA abre as portas para o próximo nível de potencial humano” explora como, após anos de inovação exponencial, a tecnologia – especialmente a IA generativa – está mais humana em sua natureza. E, à medida que a tecnologia evolui para ser mais centrada no ser humano, gera capacidades substancialmente maiores para que as pessoas ampliem o seu potencial e reinventem os negócios. De acordo com a pesquisa da Accenture, a IA generativa tem o potencial de impactar 44% de todas as horas de trabalho nas indústrias, permitir melhorias de produtividade em 900 tipos diferentes de empregos e criar entre 6 e 8 bilhões de dólares em valor econômico global.

“À medida que a IA, a computação espacial e as tecnologias de detecção corporal evoluem até um ponto em que parecem imitar as capacidades humanas e se tornam invisíveis, o que resta são as pessoas – habilitadas com novas capacidades para realizar coisas que antes consideravam impossíveis”, disse Paul Daugherty, diretor de tecnologia e inovação da Accenture. “Esta mudança profunda na forma como as pessoas trabalham, vivem e aprendem acelerará uma onda de mudanças sem precedentes em todos os setores, desde o varejo e entretenimento até a medicina e a manufatura. As organizações que agem agora para reinventar os negócios e formas de trabalhar utilizando tecnologias ‘humanas por princípio’ redefinirão o que significa ser um líder da indústria.”

O estudo identificou quatro tendências principais na mudança para tecnologias “humanas por princípio”:

  • Uma combinação feita por IA: Transformação da nossa relação com o conhecimento – ao inaugurar um mundo onde os dados são reorganizados de formas que facilitam o raciocínio humano e até imitam a criatividade. Em vez de vasculhar montanhas de resultados de mecanismos de pesquisa, as pessoas receberão respostas selecionadas e personalizadas na forma de conselhos, um resumo de um vasto conjunto de resultados, um ensaio, uma imagem ou até mesmo uma obra de arte. A pesquisa agora se transforma em síntese e os líderes empresariais que reimaginarem como a informação funciona na organização, e equiparem os funcionários com ferramentas de conhecimento empresarial habilitadas para IA, obterão ganhos exponenciais de desempenho e vantagens competitivas.
  • Conheça meu agente: Ecossistemas para IA – ao imaginar um mundo onde agentes capacitados para IA trabalhem em nome de indivíduos e façam parte de um ecossistema interconectado, estes agentes automatizados não só nos auxiliam e aconselham, mas também tomam ações decisivas em nosso nome, tanto no mundo físico como no digital. Ao trabalharem em conjunto, multiplicam a produção coletiva dos profissionais e geram um valor imenso para as empresas que optam por participar. 96% dos executivos concordam que o aproveitamento dos ecossistemas de agentes de IA será uma oportunidade significativa para a sua organização nos próximos três anos.
  • O espaço que precisamos: Criar valor em novas realidades – com mundos ricos e imersivos de interação pessoal, que estendem nossos mundos físicos 2D para novos ambientes 3D criados por meio de computação espacial, metaverso, gêmeos digitais e tecnologias AR/VR. Estes novos lugares e experiências fundirão os nossos mundos digital e físico, nos unindo de novas formas, alimentando a inovação e melhorando a forma como trabalhamos, vivemos e aprendemos. No varejo, um terço (33%) dos consumidores indicaram que estão ou estariam interessados em utilizar tecnologias ou dispositivos de computação espacial para fazer compras.
  • Nossos corpos eletrônicos: Uma nova interface humana – por meio de tecnologias inovadoras e integradas – como acessórios com IA, neurotecnologia com detecção cerebral e rastreamento ocular e de movimento – para desbloquear uma melhor compreensão de nós, nossas vidas e nossas intenções e usar esses insights mais profundos para melhorar a maneira como trabalhamos e vivemos. 94% dos executivos concordam que as tecnologias de interface humana nos permitirão compreender melhor os comportamentos e as intenções, transformando a interação homem-máquina.

“As tecnologias centradas no ser humano, como a IA generativa, estão preparadas para libertar o potencial humano e proporcionar uma gama impressionante de benefícios empresariais e sociais, mas apenas se adotarmos uma abordagem equilibrada, humana desde a concepção, que garanta que estas tecnologias sejam utilizadas de forma justa e responsável”, acrescentou Daugherty. 93% dos executivos concordam que, com os rápidos avanços tecnológicos, é mais importante do que nunca que as organizações inovem com propósito.

Reveladas hoje na CES 2024, as descobertas do Technology Vision 2024 serão apresentadas por Daugherty durante uma palestra transmitida ao vivo no palco principal, das 20h00 às 20h40 BRT. 

Sobre a Pesquisa

Durante 24 anos, o Techonology Vision da Accenture tem analisado sistematicamente o cenário empresarial para identificar tendências tecnológicas com maior probabilidade de transformar negócios e indústrias. Os dados para o relatório de 2024 foram recolhidos a partir de um conselho consultivo externo composto por dezenas de especialistas, abrangendo o meio acadêmico, as empresas e o setor público. A pesquisa global primária inclui 3.450 executivos C-Level em 21 setores e mais de 20.000 consumidores entrevistados de outubro a novembro de 2023 em 20 países.

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