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Estudo da Squid aponta que campanhas com micro influenciadores possuem desempenho maior para as marcas

Pesquisa exclusiva da Squid desvenda estratégias para data como número de creators e duração ideal para as campanhas

A Black Friday, uma das datas do mais aguardadas do varejo, será celebrada no dia 24 de novembro. Com isso, tanto o comércio físico quanto o online já estão preparando estratégias que garantam o sucesso das campanhas de conversão. Com o compromisso contínuo em oferecer dados exclusivos para o mercado, a Squid, empresa de tecnologia líder em marketing de influência, apresenta um *estudo exclusivo analisando mais de 800 campanhas com influenciadores e traçando um cenário ideal para as marcas que pretendem investir na data.

Uma das perguntas mais frequentes no momento de seleção de criadores para a Black Friday é se existe uma faixa ideal de seguidores para obter resultados específicos para sua marca. De acordo com o estudo realizado pela martech, a resposta é: sim. Analisando meticulosamente uma ampla gama de influenciadores e suas respectivas campanhas, a pesquisa identificou que 82% das campanhas de marketing de influência que apresentaram uma performance considerada como excelente, ou seja, possuindo um CRT acima de 12%, atuaram com criadores de conteúdo que possuíam, predominantemente, entre 5 mil e 50 mil seguidores, nomeados de micro influenciadores.

“Essa descoberta não somente comprova ao mercado que números elevados de seguidores não garantem sucesso em campanhas, mas sim reforça que micro influenciadores, com suas fortes comunidades, possuem altíssimo poder de conexão e, principalmente, conversão, um pilar decisivo para a maioria das marcas nessa data tão importante para o varejo”, explica Luciano Kalil, CMO da Squid.

Quantos creators fazem uma boa campanha de conversão?

Seguindo o ditado “uma andorinha só não faz verão”, a pesquisa aponta que também não faz conversão. Pouca diversificação de influenciadores pode impactar negativamente a performance da campanha. O estudo aponta que, quase metade das campanhas analisadas (49%) que possuíram desempenho baixo em conversão, foram realizadas com um total entre 1 a 3 creators. Já na maior concentração de campanhas consideradas como excelentes, foram realizadas com um total entre 11 a 20 creators (19%). Assim, campanhas com um grupo superior a 10 influenciadores tendem a ter um CTR (Click Through Rate) maior do que aquelas realizadas com grupos menores.

Qual a duração de uma campanha ideal para a Black Friday?

Além da quantidade de seguidores, a duração de uma campanha de marketing de influência desempenha um papel de extrema importância para o resultado final desejado pelas marcas. Segundo o estudo, as campanhas que se estendem por muito tempo podem sofrer com o desgaste da mensagem, tornando-se repetitivas e menos eficazes. Por outro lado, ações curtas demais podem não oferecer tempo suficiente para que a mensagem seja absorvida e amadureça de maneira eficaz.

De acordo com a pesquisa, a duração ideal de uma campanha com o objetivo final de conversão para uma data como a de Black Friday, situa-se entre um período de 21 a 45 dias. Nesse intervalo, 44% das marcas avaliadas registraram um desempenho notável. Em contrapartida, campanhas com uma duração de apenas 10 dias mostraram um desempenho significativamente inferior, com uma taxa de sucesso de apenas 33%.

1 post e 3 stories funciona?

A quantidade de conteúdos é um dos primeiros fatores de uma campanha a serem combinados com o creator. Normalmente, possuem como padrão a publicação de 1 post no feed e 3 stories para cada tema e também, a cada creator. De acordo com a pesquisa, a quantidade ideal de conteúdos para uma campanha de sucesso de conversão é de em média 5 posts no feed e 2 a 10 stories.

“Neste estudo, exploramos tanto os elementos quantitativos quanto qualitativos que compõem uma campanha de conversão bem-sucedida. Agora, é o momento das marcas transformarem esses insights em ação, incorporando-os aos seus objetivos únicos e internos para essa data tão relevante”, finaliza Kalil.

*O estudo “Black Friday: manual para o sucesso de campanhas de conversão” lançado de forma inédita pela Squid em setembro de 2023, avaliou um total de 810 campanhas de marketing de influência realizadas na plataforma Instagram entre os anos de 2021 e 2023.

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