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Segundo o estudo inédito, mais de 80% dos fãs do torneio acreditam que as marcas devem estar alinhadas a ações de inclusão

O maior torneio mundial de futebol está chegando e é no Twitter que as pessoas e marcas vão se reunir e torcer para a Seleção Brasileira. De acordo com levantamento inédito realizado pelo Twitter em parceria com a GWI, 93% das pessoas que usam a plataforma no Brasil se interessam pelo evento mundial mais esperado do futebol e 53% são fanáticos e pretendem acompanhar todos os jogos do torneio – número 23% maior do que nas outras plataformas. É com este público qualificado que as marcas têm grandes oportunidades de se conectar de forma legítima e em tempo real ao longo dos próximos meses no Twitter.

O futebol é uma das grandes paixões dos brasileiros e, em 2021, foi o terceiro assunto mais comentado no Twitter, somando mais de 321 milhões de Tweets. E as conversas sobre o tema são um grande diferencial para as pessoas que acompanham o torneio mundial de futebol: segundo o estudo, 73% de quem está no Twitter acredita que a plataforma melhora a experiência de assistir aos jogos do evento. Neste cenário, as marcas têm a chance de estabelecer uma conexão significativa com a audiência em diferentes momentos, e não apenas durante as transmissões. A partir disso, é importante entender a intersecção entre a história da marca, o tema e sua audiência, além de se manter a par das notícias e conversas sobre o tema.

“Assim como BBB ou Rock in Rio, o evento mundial de futebol é uma grande oportunidade para que as marcas se conectem com um dos maiores momentos culturais do ano que gera movimentos, memes e conversas que impulsionam as notícias e extrapolam o universo esportivo. E os brasileiros esperam que as marcas vão além do básico: 81% dos fãs do evento no Twitter querem ver marcas alinhadas a histórias sobre inclusão, empatia e união. Para isso, é necessário que elas tenham tom de voz, legitimidade no discurso e conexões com a audiência definidas”, comenta Rafael Camilo, líder de Twitter Next no Brasil.

Entre os conteúdos mais buscados pelas pessoas que se interessam pelo torneio mundial de futebol no Twitter estão materiais leves e engraçados (41%), entrevistas exclusivas (38%), concursos (38%), bastidores (36,5%), e solidariedade e causas (35%). Além disso, games, streaming, tecnologia e novelas são alguns dos interesses em comum de quem gosta do evento.

Twitter & TV: uma paixão que chega ao esporte

Não é coincidência que 79% dos brasileiros estão nas redes sociais enquanto assistem à televisão. A relação entre a TV e o Twitter fica ainda mais evidente durante grandes eventos ao vivo, como os jogos de futebol, em que acompanhar o que está acontecendo em tempo real e a emoção são ainda mais valorizados. “O estudo mostrou que 76% das pessoas no Twitter acreditam que a associação de marcas com o evento mundial de futebol é positiva. Esses são momentos importantes para garantir presença no território, alcançar uma audiência incremental na segunda tela e construir relevância cultural. E por ser o lugar onde as pessoas falam sobre seus interesses e se conectam em tempo real usando os mais diversos formatos, o Twitter permite que a experiência de acompanhar campeonatos seja mais imersiva, gerando cada vez mais conversas e memes que extrapolam a timeline e viram assunto na mesa do bar”, comenta Vinícius Magalhães, gerente de vendas de conteúdo do Twitter Brasil.

O levantamento foi apresentado em evento no escritório do Twitter Brasil na manhã desta quinta-feira (7) com a presença de executivos do Twitter, do ex-jogador Cafu (@officialcafu), de Angélica Souza, do canal Dibradoras (@dibradoras), e Luiz Carvalho, do Movimento Verde Amarelo (@mvabrasil), para destacar o impacto cultural e a expectativa para o torneio, além de trazer detalhes sobre as soluções comerciais desenvolvidas com foco na competição. Em parceria com a GWI, a pesquisa foi realizada com mais de 6 mil pessoas em 6 diferentes mercados, incluindo o Brasil, entre março e abril de 2022.

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