De acordo com uma pesquisa recente da Zoho, 58% das empresas tiveram problemas para acompanhar ou se comunicar com potenciais e atuais clientes
O Covid-19 foi um ponto de virada para empresas de tecnologia e deixará um dos maiores legados para o setor de negócios: coragem digital. A pandemia obrigou as empresas a, de um dia para o outro, mudarem a maneira como trabalham e como se relacionam com funcionários e clientes.
De acordo com uma pesquisa recente encomendada pela Zoho Corporation à Toluna, feita com 450 empresários e tomadores de decisão, 31% dos entrevistados tiveram dificuldade em escolher as melhores plataformas/aplicações para ajudarem seus funcionários no home-office. Além disso, 25% consideram ainda que uma das maiores dificuldades enfrentadas pela empresa foi conseguir acompanhar o que os funcionários estavam fazendo para continuar com a entrega enquanto trabalhavam remotamente.
O mundo pós-pandemia
Milhões de empresários foram forçados a reavaliar sua infraestrutura tecnológica e muitos não estavam preparados para dinamizar e ajustar o curso para garantir a continuidade dos negócios. Em uma situação normal, uma grande empresa levaria de dois a três anos para migrar milhares de funcionários para o sistema de trabalho remoto. No entanto, a urgência de adotar o distanciamento social reduziu esse tempo.
Segundo Rodrigo Vaca, gerente geral da Zoho no Brasil, essa mudança repentina teve um impacto significativo nos negócios. “Se, para algumas empresas e setores, a digitalização já era uma vantagem, agora é essencial. Muitas empresas ainda estão no início da jornada de digitalização e agora são forçadas a acelerar esse processo e testar suas idéias. Nossa pesquisa revelou que dos 850 entrevistados, apenas 35% deles tiveram instruções claras sobre como trabalhar remotamente. Estamos todos aprendendo e ainda construindo boas práticas, mas a mudança chegou para ficar”, afirmou.
O planejamento de tecnologia, como qualquer outra forma de planejamento de negócios, deve ser contínuo e intencional.
Aqui estão três pontos importantes a serem considerados para ajudar sua empresa nos próximos anos:
Tenha um software que se ajuste de acordo com a sua equipe
O consumo tornou-se digital, seja B2C ou B2B. E a gama de usuários aumentou e se expandirá ainda mais, o que fornece a condição de que não é mais possível fabricar produtos que não estão alinhados com esse novo consumidor.
Juntamente com a infraestrutura de TI, haverá um uso acelerado da Inteligência Artificial e da realidade virtual, especialmente no varejo, que estabelece um caminho sem volta, ajudando as empresas a conhecer mais sobre o consumidor, fornecendo o melhor produto e até personalizando a oferta.
É essencial que as empresa tenham as ferramentas necessárias para se encaixarem nessa nova realidade em que as empresas estão prestes a entrar. Ao selecionar um software, não apenas considere as necessidades da empresa hoje (como tamanho, fluxos de trabalho e requisitos de funcionalidade), mas também onde se deseja estar no futuro.
Invista em empresas com boa liderança e visão de futuro
Assim como os investimentos em equipe, serviços e retenção de clientes, também se deve investir em planejamento. Não há atalhos para a qualidade. Ao procurar um fornecedor de software, é necessário analisar se os produtos que vendem são atualizados com freqüência ou mesmo se entendem totalmente dos negócios e necessidades da empresa que os contrata.
Procurar os comentários mais recentes de usuários e como é feito o desenvolvimento dos softwares (interno ou terceirizado). Não é possível prever como o mundo será no futuro, mas existem algumas empresas mais equipadas para se adaptar.
Software baseado em nuvem
De acordo com a pesquisa da Zoho, 58% dos entrevistados tiveram problemas para acompanhar ou se comunicar com atuais e potenciais clientes. Ao executar toda a empresa na nuvem com aplicativos integrados, é possível gerenciar, conectar e automatizar processos de negócios em toda a organização, onde quer que esteja.
Para Rodrigo Vaca, existem mais dados sob nosso controle do que nunca, mas muitas empresas ainda não os estão aproveitando porque eles existem em silos. “Ao pensar na tecnologia da sua empresa, considere como seus sistemas funcionam juntos. Todas as plataformas que você usa no seu escritório se comunicam? É fácil extrair dados de um e importá-lo para outro? Se você respondeu não, considere adotar um software que possa conectar todos os pontos da sua empresa”, afirmou.