Levantamento da SEMrush aponta, ainda, que o ônibus é o meio de transporte público com o retorno de buscas mais expressivo no mês
A quarentena trouxe diversas mudanças de hábitos entre os brasileiros. Uma delas foi a forma de ir e vir, que precisou ser repensada com a situação atual. Segundo levantamento da SEMrush, líder global em marketing digital, as buscas pelas empresas de carros por aplicativo nas ferramentas de pesquisa estão começando a ter um retorno após dois meses de baixa. A Uber, por exemplo, registrou média de 866 mil pesquisas mensais ano passado, mas chegou a 368 mil procuras nos meses de quarentena mais restritos, crescendo um pouco em junho (450 mil).
O mesmo movimento aconteceu com a 99 e 99 Pop (média de 125,5 e 113 mil buscas mensais em 2019, respectivamente) que tiveram 74 e 49,5 mil procuras nos dois meses de quarentena fechada, também aumentando depois da abertura (90,5 e 60,5 mil). A Cabify também passou pelo declínio de pesquisas com a quarentena, saindo da média de 40 mil buscas no ano passado para 14,8 mil em abril. Maio e junho a melhora não foi muito grande, passando para 18 mil em cada mês.
Já os transportes públicos não sofreram tanta alteração nesse período. O termo “trem” teve uma média de 61 mil pesquisas no ano passado, e de 63 mil esse ano, não registrando nem mesmo queda nos períodos mais rígidos da quarentena. O que pode-se notar, na verdade, é um crescimento na procura em relação ao primeiro semestre de 2019.
Por outro lado, o “metrô” caiu nas buscas, passando de 199 mil na média do ano anterior para 74 mil em abril. Em maio e junho de 2020, os números voltaram a crescer, chegando a 110 mil no último mês. O termo “ônibus”, com média de 210 mil pesquisas em 2019, passou por leve queda também em abril (135 mil) e maio (165 mil). Em junho, porém, voltou às 201 mil buscas, mesmo número dos últimos seis meses antes da queda.
Transporte individual
A busca pelo termo “bicicleta” nas ferramentas de pesquisa cresceu 122% de março a junho deste ano. A média de procura pelo meio de transporte era de 417 mil em 2019, e permaneceu próxima no primeiro trimestre de 2020. Em abril, porém, o termo foi buscado 673 mil vezes, passando para 823 mil em maio e chegando a um milhão em junho.