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Levantamento do Twitter traz insights sobre comportamento consciente de consumidores para auxiliar marcas a definirem as melhores estratégias para a data

O último ano foi marcado por muitas incertezas e mudança de prioridades, incluindo a maneira pela qual os brasileiros tomam decisões de compras. Ao mesmo tempo em que os consumidores passaram a usar mais as plataformas digitais para adquirir o que desejam, diversos deles tiveram suas finanças pessoais afetadas e precisaram se reorganizar. De acordo com pesquisa realizada pelo Twitter em parceria com a MindMiners, 89% das pessoas que estão na plataforma no país postergaram compras de maior valor nos últimos tempos, aguardando um momento mais propício. Com a chegada da Black Friday, a plataforma aberta e em tempo real se torna uma importante ferramenta para buscar e trocar informações, dicas e recomendações que nortearão as decisões de compra dos consumidores.

O Twitter é o lugar onde as pessoas vão para acompanhar e conversar sobre o que está acontecendo em torno de seus temas de interesse e, por isso, estão mais atentas ao que lêem e mais abertas a descobertas. E quando o assunto é Black Friday, as conversas ficam ainda mais intensas: o Brasil é o segundo país que mais comenta sobre a data, atrás apenas dos EUA. “Durante a Black Friday, a plataforma se torna uma grande bússola de compras, já que o público pode obter informações sobre produtos e serviços que desejam comprar – antes, durante e depois da data. E essa troca de informações entre as pessoas é que torna o Twitter fundamental e estratégico para a decisão de consumidores cada vez mais conscientes. Neste ano, a procura não deve ser diferente: dois terços das pessoas que usam o Twitter no Brasil têm interesse maior ou igual na Black Friday em comparação com o ano passado”, destaca Camilla Guimarães, head de pesquisa do Twitter Brasil.

Segundo o estudo, 90% das pessoas afirmaram que a Black Friday é a época em que mais costumam utilizar a plataforma para buscar informações de marcas e lojas – antes mesmo da semana do consumidor (69%), realizada em março, e do Natal (67%). Além disso, quem está procurando conteúdos sobre produtos e serviços relacionados à data no Twitter é altamente receptivo e tem grande influência no poder de compra: três a cada quatro pessoas na plataforma acreditam que o acesso a opiniões úteis sobre as marcas a partir de Tweets é o que torna o serviço importante neste momento, além de o percentual da audiência afluente (com maior patrimônio) do Twitter ser 47% maior do que a do Brasil.

“O levantamento mostra que o Twitter faz parte da jornada de consumo das pessoas e é um termômetro de como avaliam as marcas em tempo real. Com isso, as empresas têm a oportunidade de repensar o que está sendo oferecido para o consumidor, promovendo uma comunicação mais direta e autêntica”, comenta Camilla. A relevância cultural de uma empresa – como fazer parte das conversas e estar alinhado a momentos e tendências culturais – é cada vez mais importante para os consumidores e pode gerar resultados muito positivos quando bem trabalhada. Em pesquisa recente, 26% dos entrevistados afirmaram que a relevância cultural é o principal fator de compra, atrás apenas do custo/benefício. Como resultado, uma campanha assertiva em tom e timing pode trazer bom desempenho em reconhecimento, associação de mensagem, favorabilidade da marca e intenção de compra.

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