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WhatsApp assume o papel de principal canal de vendas diretas do Brasil

De App de mensagens para a principal ferramenta de vendas direta. O Whatsapp conquistou seu espaço e, devido a suas múltiplas funções (foto, video, texto, audio, videochamada, documentos, telefone, etc.) o Super App se tornou no principal canal de vendas para 84,7% dos empreendedores independentes do setor de vendas diretas. O dado é da pesquisa nacional de perfil dos empreendedores desenvolvida por uma consultoria independente a pedido da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

O levantamento das informações ocorreu entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020, e foi feito via internet em formato de questionário estruturado. Todas as perguntas se referiam ao ano de 2019.

Além do Whatsapp, os empreendedores também utilizam outras mídias sociais para divulgar e vender seus produtos. Quando perguntados sobre o assunto, 79,8% dos entrevistados afirmaram que utilizam o Facebook ou Instagram para apresentar lançamentos das empresas que representam. Além de divulgação, a internet se consolida como importante canal de vendas para esses empreendedores. Quando perguntados sobre qual a forma/local em que mais vendem produtos, a internet foi a resposta de 60% deles. A residência do cliente ainda é um local importante para os revendedores, sendo eleito como o terceiro local que mais vendem produtos.

“Podemos verificar que, pela época de sua realização, o estudo não teve influência da atual situação da pandemia e da quarentena. Claro que ficamos muito satisfeitos em saber que os empreendedores independentes estão mais atuantes no meio digital, atitude que se adapta perfeitamente ao momento que estamos vivendo. Assim, eles podem continuar atuando sem correr riscos e nem oferecer riscos para os seus clientes”, afirma Adriana Colloca, Presidente da ABEVD.

Outro dado que chama a atenção é como esses empreendedores fazem os pedidos de suas vendas. 69,1% deles afirma que o site da empresa é o principal canal de pedidos para eles. Isso indica que não só os revendedores, mas também as empresas estão mais digitais oferecendo maior praticidade no momento de atender seus representantes.

Algumas empresas ainda oferecem um interessante canal de vendas, o chamado “espaço digital”. Uma página dentro do site oficial onde os consumidores podem fazer seus pedidos e pagar por meios digitais. Neste modelo, a empresa recebe o pedido do consumidor, assim como o pagamento, e se responsabiliza pela entrega do produto. Os revendedores continuam com um papel importante neste modelo, o papel de consultor, ou seja, ela indica o produto que mais se encaixa no perfil do seu cliente e ainda divulga os lançamentos e promoções disponíveis para eles.

Números do setor

Em 2018, o total de representantes de vendas diretas no Brasil, que era de 3.818.991, passou para 3.857.181 em 2019, um aumento de 1%. Embora pareça pequeno, esse crescimento simboliza o aumento pela procura crescente por uma fonte de renda que vem conquistando cada vez mais adeptos.

Outro número que cresceu foi o de volume de vendas. O total, em valor monetário, em 2018, foi de R$ 44.579.309. No ano seguinte, passou para R$ 45.047.393 (crescimento de 1,10%), valor que representa 0,9% do PIB da indústria de transformações.

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