Blog

coca cola

Coca-Cola, Colgate e Maggi permanecem no top 3 do ranking anual Brand Footprint, da Kantar; Marcas locais ganharam mais penetração do que as globais

As marcas Coca-Cola, Colgate e Maggi permaneceram como as três marcas mais escolhidas pelos consumidores mundialmente, segundo o ranking anual Brand Footprint 2019, da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. O estudo foca no desempenho de longo prazo das marcas e este ano também incluiu uma análise especial sobre o desempenho delas durante a atual pandemia do novo coronavírus.

Global X Local

O estudo também mostra que em 2019 mais carrinhos foram preenchidos com as grandes marcas – com 20 das 25 principais registrando crescimento na frequência de compra -, mas que as locais se mostraram mais fortes. Enquanto as globais aumentaram seus pontos de penetração em 2% em comparação com 2018, o que equivale a 28 milhões de compradores, as locais obtiveram 3,1% de crescimento, ou seja, 43,4 milhões. Cada ganho de penetração de 0,1% equivale a 1,4 milhão de compradores. 

Preferência de compra

424 bilhões de escolhas de marcas foram feitas no ano passado, sendo que 40 marcas foram tiradas das prateleiras mais de 1 bilhão de vezes cada. Cinco delas fizeram sua estreia neste grupo: Brooke Bond (chá) , Head & Shoulders, Kinder, Heinz e Oreo. A Coca-Cola permanece imbatível no topo, com mais de 6 bilhões de ocasiões de compra. Na sequência vêm a Colgate, com 4 bilhões, e Maggi, com 3 bilhões.

Penetração de mercado

Apenas 46% das marcas alcançaram crescimento de pontos de penetração, contra 47% em 2018, 49% em 2017 e 52% em 2016. Com relação aos setores, os que se fortaleceram foram os de saúde e beleza, laticínios, alimentos e bebidas. 

As marcas FMCG (“Fast Moving Consuming Goods” – “Bens de consumo e alto giro” tradução livre) estão acostumadas a navegar em tempos turbulentos. Em 2019, vimos muita inovação em resposta às diferentes macrotendências. Esse talento para a inovação garantirá que as maiores marcas do mundo sejam capazes de responder aos desafios impostos pelo COVID-19 e pelo mercado FMCG cada vez mais competitivo por meio de novos formatos, canais digitais e do comércio eletrônico. Nosso estudo mostra que a inovação que ressoa e se adapta às novas necessidades dos compradores locais, combinada com o aumento do investimento em mercados emergentes, continuarão sendo alavancas significativas do sucesso futuro”, explica Luís Simões, Diretor de Estratégia da divisão Worldpanel da Kantar.

O relatório completo está disponível aqui

Gostou da matéria? Clique aqui e fale comigo. Abraço, Zeh 🤓

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia