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A iniciativa da marca O Boticário tem objetivo de gerar renda extra aos moradores de comunidades carentes e movimentar a economia local

Para a marca O Boticário, inclusão e valorização da diversidade são propósitos. Dessa forma, por meio de ações como o Projeto Comunidades – ação que visa a promoção da autonomia e protagonismo de jovens -, criou uma campanha inteira em parceria com talentos de comunidades do Rio de Janeiro e da Bahia, para enaltecer a beleza da periferia.

Reforçando ainda mais esses propósitos, a marca foi destaque da pesquisa “Persona Favela”, desenvolvida pela Outdoor Social, especialista no conceito de economia circular, para a qual foram entrevistadas 435 pessoas. O levantamento aponta a marca O Boticário como líder de share of mind com 41% das respostas, na categoria de produtos de higiene e beleza. A marca também foi mencionada por 29% dos entrevistados em suas decisões de compra, liderando também o share of marketing. Comprovando a relevância da marca nas favelas e comunidades do Brasil.

Para Jacqueline Tobaru, Diretora de Marketing Regional do Boticário, pesquisas como essa provam o quanto parcerias e iniciativas com a comunidade fortalecem ainda mais a relação com os seus consumidores. “Um dos nossos principais valores é o amor. E com essa lente solidária e criativa e a vontade de mudar o mundo, investimos em projetos que incluem, capacitam e tornam jovens, mulheres e grupos em vulnerabilidade, capazes de protagonizar e gerenciar suas vidas”, reforça.

Rio de Janeiro – Alemão, Rocinha e Vidigal – Temos o Rio no nome e o carioca no coração

No Rio de Janeiro, por exemplo, um grupo de 23 profissionais de comunidades – entre artistas plásticos, fotógrafos, designers, diretores de arte, cabeleireiros, jornalistas, figurinistas e maquiadores, entre outros especialistas – participaram da criação e produção da campanha “Talentos da Favela”, idealizada e coordenada pela agência OpusMúltipla, para o Boticário. O trabalho de cocriação reúne moradores das comunidades do Alemão, Rocinha e Vidigal. Os filmes da campanha destacam revendedoras de produtos do Boticário dentro destas comunidades e o trabalho dos diversos talentos que atuaram como cocriadores e produtores.

A campanha também conta com outdoors e peças especiais de mídia alternativa veiculadas nestas comunidades para divulgar o canal de venda direta. Algumas peças de mídia exterior da campanha foram veiculadas com a empresa Outdoor Social, com conceito de economia circular e retorno de investimento direcionado a benfeitorias para as favelas e renda para o morador ou proprietário do imóvel onde a peça é veiculada.

Com a assinatura “Temos o Rio no nome e o carioca no coração”, os filmes trazem depoimentos de revendedoras sobre a importância e os benefícios de trabalhar com o Boticário. Nos roteiros, os profissionais cocriadores também dão testemunhais sobre a campanha “Talentos da Favela”. As peças de mídia exterior, com fotos das revendedoras, trazem frases que se conectam com as comunidades e foram criadas por esse time local, como “A Rocinha vibra com você”, “O Vidigal é mais lindo com você” e “A favela se reinventa com você”.

Jacqueline ressalta que o propósito dessa iniciativa foi valorizar e dar luz aos talentos da favela, ao mesmo tempo que trazemos a venda direta como opção de renda extra para muitas pessoas que queiram revender nossos produtos. “O nosso objetivo é dar a oportunidade aos moradores, de se tornarem um revendedor o Boticário e garantir uma renda extra, além de incentivar a compra de produtos com os revendedores dos locais para movimentar a economia”, complementa.

Bahia – Cajazeiras – Cajacity

Em Salvador, este projeto começou ainda em 2020, em Cajazeiras, uma das regiões mais populosas e negras da capital baiana e que reúne cerca de 400 mil pessoas em aproximadamente 14 bairros – quase uma cidade à parte. Cajacity, como é carinhosamente apelidada pelos moradores, conta com atividade comercial muito forte, que nutre um senso de pertencimento em quem faz questão de consumir e contribuir com a região.

Por lá, o Projeto Comunidades, do Boticário, enalteceu ainda mais este orgulho da população cajazeirense. Além de fotografar e dar mais visibilidade às revendedoras da marca na região, estampando suas fotos em outdoors, busdoors e pelas ruas da cidade, toda a produção da campanha contou com talentos de Cajazeiras. Modelos, equipe de maquiagem, produtores de moda, moradores e revendedores foram mapeados e selecionados pela agência Ideia3, para o Boticário, e participaram da cocriação da campanha.

Em 2021, a ação continua com as revendedoras, além de contar com a produção de conteúdo para redes sociais cocriados com perfis como do jornalista e radialista @dinhojunior e do perfil @cajazeirasdadepressao, que se conectam com o dia a dia dos cajazeirenses.

Foram cocriados também, muitos conteúdos com influenciadores do local como o apresentador Dinho Jr, Cajazeiras da Depressão e Soteropobretanos – apresentando curiosidades sobre Cajazeiras contadas pelos próprios moradores e revendedores do bairro. Em cada episódio da websérie, um morador presenteava outro com um produto do Boticário, mostrando que você pode comprar produtos do Boticário com revendedores do bairro, estimulando, assim, o comércio local.

Conheça outras ações sociais do Grupo Boticário

Para o Boticário, investir nas pessoas, incluindo e oportunizando melhora na qualidade de vida, é fundamental. Dessa forma, por meio do “Compre e Doe” – ação da marca, em que na compra de produtos especiais o consumidor apoia o Instituto Grupo Boticário – jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social, são beneficiados, promovendo autonomia e protagonismo, a partir da geração de emprego.

Entre os Projetos apoiados no Rio de Janeiro, está o “Jovens em Transformação”, que já capacitou profissionalmente 4.200 jovens de comunidades do Rio de Janeiro desde 2020 por meio de cursos profissionalizantes, com objetivo de geração de renda e emprego.

Em Camaçari (BA) há o Programa Mulheres Mil, realizado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Camaçari, em parceria com o Instituto Grupo Boticário, que capacita mulheres cisgênero e transgênero, em situação de vulnerabilidade, em cursos de beleza (manicure, maquiagem, cabelo e massoterapia). Até 2020, mais de 700 mulheres foram formadas.

Em 2020 foi lançado o Empreendedoras da Beleza, um Programa de capacitação e apoio para mulheres que empreendem no setor da beleza e que foram impactadas economicamente pela pandemia do COVID-19. Foram mais de 16.000 mulheres transformadas pelo programa em todo o Brasil. Devido ao grande sucesso, será lançado este mês uma nova fase do programa: formação especializada em unhas, Maquiagem e pele vendas, com o objetivo de capacitar e gerar renda para todas as mulheres que enxergam a beleza como uma oportunidade.

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