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Levantamento com 22 mil pessoas revela importância que consumidores dão às práticas ambientais, sociais e de governança das marcas

A HSR Specialist Researchers elaborou o estudo “Marcas Transformadoras”, com o objetivo de identificar empresas que estão construindo relevância junto ao consumidor, de que forma estão realizando isso e qual a força dessa relevância para o propósito da marca. Para isso, foram entrevistadas 22 mil pessoas, entre homens e mulheres acima de 18 anos, das classes A, B e C. Das 20 empresas mais lembradas pelos consumidores, as três mais citadas são brasileiras: Natura, O Boticário e Magalu.

Para realizar a métrica do estudo, foram trabalhados três pilares: atributos de imagem, visibilidade de marca e power voice (presença da marca nas redes sociais). Dentro disso, foram avaliados pilares de ESG ou ASG, que significa adoção de melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Com isso, o resultado apontou que 84% dos consumidores acreditam que as marcas deveriam apoiar causas sociais e movimentos inclusivos, já 66% dos entrevistados priorizam empresas e marcas que têm ações voltadas para diversidade e inclusão social e 69% dos consumidores priorizam empresas e marcas que têm ações voltadas para a sustentabilidade ambiental.

No recorte de gerações, as chamadas Z e Millenials mostram que 9 entre cada 10 consumidores, de 18 a 25 anos, priorizam marcas e empresas alinhadas a alguma causa social. Além disso, mostra que 40% das crianças de 7 a 12 anos já estão envolvidas com reciclagem de lixo.

“No resultado do “Marcas Transformadoras” , é possível perceber que a próxima geração, principalmente a que está ingressando no mercado de trabalho ou que ainda está no seu estágio médio de carreira, valoriza cada vez mais empresas que apoiam causas sociais e são mais conscientes com o respeito social para com as comunidades afro e LGBTQIA+. Além disso, também valorizam empresas que promovem e possuem iniciativa que impactam de forma positiva o meio ambiente”, afirma Valéria Rodrigues – Sócia Diretora da HSR Shopper Experience.

No ranking das 20 marcas mais lembradas pelos consumidores estão: Natura, O Boticário, Magalu, Netflix, Nestlê, Avon, Mercado Livre, Coca-Cola, Samsung, Lojas Americanas, Itaipava, Amazon, Nike, iFood, Cacau Show, Unilever, Ambev, J&J, Salon Line e Apple. Foram mais de 90 companhias mencionadas espontaneamente.

Dessas companhias, em comparação com o “Marcas Transformadoras de 2020”, dez ganharam mais relevância com a entrada do ESG. São elas: Unilever, Natura, Coca-Cola, Samsung, C&A, Avon, Mercado Livre, O Boticário, Nestlê e Lojas Americanas.

“Entre as empresas que ganharam relevância de 2020 para 2021, vemos que o consumidor está atento ao futuro e, por isso, observamos alguns caminhos de transformação. Primeiro, o conceito de sustentabilidade está ampliado e exige que as empresas adotem posição de protagonistas. Além disso, o ESG ganhou relevância no mercado financeiro e grandes investidores já priorizam isso tanto quanto o cliente final olha cada vez mais para esse conceito. E, por fim, as marcas reconhecidas como transformadoras constroem relações mais duradouras com seus clientes”, afirma Valéria Rodrigues – Sócia Diretora da HSR Shopper Experience

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