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Os proprietários de veículos elétricos e híbridos plug-in da Stellantis podem estacionar nas vagas designadas pela parceira pagando apenas a taxa relativa ao estacionamento, sem custo adicional pela utilização do serviço de recarga

Expansão das vagas de 200 pontos para cerca de 500 chega com a fusão entre a Ecovagas com a Zletric, que deseja ampliar a rede incluindo soluções urbanas para todos os públicos com potencial expansão para mil pontos gradualmente a partir de 2023

A parceria visa fomentar a mudança para a mobilidade elétrica sustentável, oferecendo uma experiência de recarga fluida aos clientes da Stellantis

A unidade de negócio global de e-Mobility da Stellantis surgiu para repensar o modelo de mobilidade com o compromisso de um futuro mais sustentável e atuar na melhoria do ecossistema relacionado à mobilidade elétrica. Com foco nesse ecossistema, a Stellantis acaba de renovar por mais três anos o contrato das Ecovagas, uma parceria entre a Estapar, maior rede de estacionamentos do país, e a Enel X Way, linha de negócios do Grupo Enel dedicada à mobilidade elétrica, que inclui a extensão da parceria e a ampliação do número de vagas com pontos de recargas para veículos híbridos plug-in e elétricos no Brasil. A previsão é que, até o fim do ano, cerca de 500 vagas com estações de recargas estejam disponíveis nas mais diversas cidades brasileiras e potencial expansão gradativa para mil pontos a partir de 2023.

Atualmente, os clientes Stellantis têm acesso a mais de 200 pontos de recarga instalados em 29 cidades, em 13 estados brasileiros. Esta é a primeira rede de recarga semipública para veículos híbridos plug-in e elétricos do país. A localização de cada ponto de recarga está disponível para consulta nos sites de veículos elétricos e híbridos plug-in da Stellantis (Fiat, Peugeot e Jeep).

“A ampliação das Ecovagas chega em um momento importante, para dar suporte aos mais recentes lançamentos de veículos híbridos plug-in e elétricos de passeio da Stellantis. Atualmente, estão à venda no Brasil o Fiat 500e, o Peugeot e-208 GT, além do novo Jeep Compass 4xe híbrido plug-in. A previsão é que até 2025, a Stellantis tenha mais sete elétricos e híbridos comercializados no país”, destaca Breno Kamei, Diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis e da Marca Ram para a América do Sul.

Os proprietários de veículos elétricos e híbridos plug-in da Stellantis podem estacionar nas vagas designadas pela parceira pagando apenas a taxa relativa ao estacionamento, sem custo adicional pela utilização do serviço de recarga. Esse benefício também se estende aos novos pontos de recarga implantados, os quais estarão potencialmente disponíveis até o final de 2023 e se localizarão em pontos estratégicos, como restaurantes, rodovias, condomínios, centros empresariais, aeroportos, estádios e hospitais, além dos estacionamentos da Estapar. As vagas da Ecovagas contam com equipamentos com a tecnologia da Enel X Way, capazes de carregar 80% da bateria de um veículo elétrico em três horas.

“Estamos oferecendo aos nossos clientes e parceiros a conveniência com o que há de mais moderno e inovador dentro do setor. A recarga dos veículos elétricos já é uma quebra de paradigma”, afirma André Iasi, CEO da Estapar.

“A ampliação desta parceria se insere no contexto de uma demanda crescente por carros elétricos no país e está alinhada ao nosso foco, que é desenvolver soluções para infraestrutura de recarga com inteligência e conectividade”, afirma o responsável pela Enel X Way Brasil, Paulo Roberto Maisonnave.

As novas vagas serão disponibilizadas aos clientes Stellantis (Fiat, Peugeot e Jeep) ao longo dos próximos meses e estarão à disposição a medida em que forem concluídas. Não há previsão de término desta parceria e novas parcerias e associações já estão mapeadas e em desenvolvimento pelo time da unidade de negócio de e-Mobility da Stellantis presente no Brasil. A perspectiva é aumentar e fomentar a oferta de pontos de recarga disponíveis no país, com benefícios especiais aos clientes do grupo, em áreas já consideradas no dia a dia do cliente. 

Considerando que o foco no cliente representa um dos valores centrais da estratégia da Stellantis, esta parceria representa claramente o compromisso da empresa em oferecer um conjunto completo de serviços competitivos a todos os seus clientes que optam pelo elétrico. O plano estratégico de longo prazo “Dare Forward 2030” está em plena execução e a ambiciosa meta de descarbonização em 2038 será alcançada graças a acordos de cooperação como este.

Eletrificação e e-Mobility

Ao mesmo tempo em que amplia sua oferta de modelos elétricos e híbridos, a Stellantis impulsiona o ecossistema de mobilidade elétrica para dar suporte aos usuários dos novos veículos, através do departamento de e-Mobility, que reúne soluções globais e nacionais voltadas para a mobilidade elétrica e sustentável. O departamento tem integração global, com a missão de desenvolver e fomentar novas soluções de mobilidade alinhadas à eletrificação e sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura necessária para a utilização da propulsão elétrica. O e-Mobility busca, por meio de ações e parcerias soluções integradas, assegurar a melhor experiência ao consumidor e simplificar a vida do cliente que escolhe ter um veículo elétrico.

Para a Stellantis, a eletrificação é uma iniciativa importante no desenvolvimento da mobilidade sustentável e na busca de maior eficiência energética. As estratégias do grupo estão alinhadas ao desenvolvimento de soluções em produtos e serviços em eletrificação, eficiência energética, redução de emissões, direção autônoma, carros mais tecnológicos e conectados com plataformas de conteúdos e e-commerce.

Atualmente, a empresa conta com seis veículos elétricos e híbridos no Brasil, como o Fiat 500e, Peugeot e-208 GT, Jeep Compass 4xe híbrido plug-in, além dos veículos comerciais: Citroën ë-Jumpy, Peugeot e-Expert e Fiat e-Scudo. Até 2030, a empresa projeta ter até 20% do mix de vendas em tecnologias eletrificadas no Brasil e na América do Sul.

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