Blog

Guarana-Jesus (1)

Com o slogan “O sabor de viver o Maranhão” a bebida é única, doce com um toque de cravo e canela e, claro, com coloração rosada inconfundível. O Guaraná Jesus está tão integrado ao dia a dia dos maranhenses que já faz parte da vida e da história das famílias da região. 

Apesar de ter sido um produto exclusivo de alguns estados do Nordeste até o início deste ano, a fama do refrigerante fez com que a bebida virasse queridinha também em outras regiões do país. O Guaraná Jesus era produzido e engarrafado somente pela Solar BR Coca-Cola (fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil) em São Luís, no Maranhão, e distribuído em três estados do país: o próprio Maranhão, Piauí e Tocantins. Até a Coca-Cola FEMSA, confirmar a distribuição do refrigerante em São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

“Sempre ouvindo nossos consumidores, o guaraná também chegou a Brasília, que tem concentração importante de maranhenses. Assim eles podem novamente sentir o ‘gostinho de casa’”, conta a gerente de Kuat e Guaranás da Coca-Cola Brasil, Katielle Haffner. 

Os consumidores desses estados podem encontrar o Guaraná Jesus nos supermercados, nas mesmas prateleiras em que estão outras bebidas premium ou importadas, em latas de 350ml — no Nordeste o guaraná ainda está disponível em garrafas PET, de vidro e em lata, em tamanhos que variam de 200 ml a 2,5 litros, além da versão Zero, sem açúcares, em latas de 350ml e garrafas PET de 2 litros.

Origem do Guaraná Jesus

Em 1927, a bebida cor-de-rosa foi inventada num pequeno laboratório em São Luis, pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes. Daí vem o nome que ficou tão famoso! Gomes nasceu na cidade de Vitória do Mearim, no Maranhão, em 1891. Aos 14 anos de idade foi morar em São Luís para buscar trabalho.

Seu primeiro emprego foi na farmácia Marques, onde aprendeu em pouco tempo as receitas. Aos 20 anos, tornou-se empreendedor e comprou a farmácia Galvão, onde foi criada uma seção de águas gasosas e refrigerantes, o que era comum na época. Nesse estabelecimento surgiu o primeiro Guaraná Jesus, com leve sabor amargo. A primeira versão do produto não agradou tanto, mas, focado, Gomes continuou as experiências e logo chegou à fórmula atual do Guaraná Jesus. 

Guaraná Jesus e a Coca-Cola Brasil  

Em 1980, a família de Gomes vendeu a marca à antiga Companhia Maranhense de Refrigerantes, na época franqueada da Coca-Cola Brasil no estado. Em 2001, o guaraná foi adquirido pela Coca-Cola Brasil e passou a fazer parte do portfólio de produtos, mantendo o seu sabor e cor característica e identificação com a cultura local. Assim, preservando a história da marca, como, o logotipo “Jesus” remete à assinatura do seu criador.

Conteúdo blog Coca-Cola 

Gostou da matéria? Clique aqui e fale comigo. Abraço, Zeh 🤓

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia